A INVEJA MATA

42-20262911Zn9. 9  Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta.

Mt 21.2…  Ide à aldeia que está defronte de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e trazei-mos. E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará. E, indo os discípulos e fazendo como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima. E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. E as multidões, tanto as que iam adiante como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus.

Havia em uma fazenda, um campo separado somente para criação de cavalos e éguas manga-larga, da raça marchador. São cavalos e éguas muito bem cuidados para se apresentarem em destiles, festas,enfim, são animais modelos.

Nesta coudelaria ou Haras havia um cavalo que parecia um veludo negro. Ele era esbelto, elegante,e, em cada passo ,sua crina balançava se esvoaçando ao vento.Quando saia em galopadas sua cauda suntuosa e aveludada se sobressaia com enfeites de lindas tranças.Seus olhos negros , transmitiam uma grande ternura.Seu vigor, sua força o enaltecia.Seu porte físico era cheio de ousadia e coragem , e quando passava marchando, encantava os corações das éguas.Seu nome era Esplendor.

Um dia Esplendor saiu em passeio. Caminhava pelos campos tranquilamente. De repente  seu coração bateu muito forte, seus olhos negros vibraram ,começou a rinchar e relinchar.Ele viu uma jumenta que também passeava pelos campos.Foi amor à primeira vista.Esplendor estava amando,e, a jumenta também se apaixonou pelo cavalo Esplendor.

Os dois começaram a namorar. As invejosas das éguas comentavam: Somos tão lindas e perfeitas. Como pode um cavalo do porte do Esplendor se apaixonar por uma jumenta burra, feia, tola?Não sabe nem rinchar! Sua voz é horrorosa!

 Os dois não ligavam para os comentários maldosos.  Radiante, a jumenta era meiga, cheia de ternura, muito amorosa. Não era adornada por fora, mas, adornada por dentro. Sua beleza era diferente.Havia algo nela que cativava o amor do Esplendor .

Um dia eles se casaram e foram morar juntos na fazenda. Começou então uma grande batalha na vida da jumenta. As éguas a afrontava todos os dias.  Provocavam Radiante de todas as formas. Diziam palavras de humilhação como: sua burra, imbecil,e,Muitas vezes Radiante chorava pela humilhação.

O casal não se deixava abater pelas hostilidades das éguas invejosas. Continuavam se amando cada vez mais. Foi então que Radiante descobriu: Estou esperando um jumentinho!Que felicidade.

O grande dia chegou. Nasceu um lindo jumentinho.Seu nome era Cintilante, parecia uma estrelinha. Ele veio para completar a felicidade do casal. 

A inveja das éguas aumentou. Se via no olhar delas ,o ódio .Não aceitavam aquela felicidade.A perseguição aumentou. Agora, as éguas atormentavam a jumenta Radiante, e, o jumentinho Cintilante. .Elas saiam relinchando, soltando as piores ofensas: Seus burros de carga, vocês nunca serão nada, estúpidos, imbecis, etc.

O jumentinho Cintilante ficava muito triste ao ver sua mãe chorando. Todos os dias ele dizia para sua mamãe: Não chora mamãe! O Rei virá para nos honrar. Ele prometeu que vai nos montar!

Um dia, quando Esplendor saiu para o trabalho, as éguas invejosas resolveram colocar o plano infernal em ação. Pegaram a jumenta e o jumentinho  e prenderam os dois em uma aldeia abandonada.Não tinha como sair daquele locar .Somente com a ajuda dos homens seriam possível sair dali.

O jumentinho dobrou suas patinhas, e começou a falar com Deus: Misericórdia Senhor!Precisamos de socorro!Por favor, nos ajude!

De repente os dois começaram a ouvir vozes. Notaram  alguns homens  se aproximando. Eram homens mandados por Deus. Eles falaram para a jumenta e o jumentinho: Seguem-nos, o Rei precisa de vocês.

O coraçãozinho de Cintilante batia violentamente. Ele dizia à sua mãe: O Rei vai nos montar!

Com passos largos acompanhavam aqueles homens que os conduziam à presença do Rei.

Quando presenciaram o Rei, se prostraram na Sua presença.

 Trouxeram vestes de linho puro, coroas de flores, enfeites, e, adornaram a jumenta e o jumentinho. O Rei se assentou em cima deles.

Caminhavam com honra. Entre todos os animais, eles foram escolhidos para carregar o Rei.Cada passo ,eles ouviam:Hosana, Hosana, Bendito o que vem em nome do Senhor.Aplausos, gritos, louvor ao Rei.Eles caminhavam por tapetes aveludados, ramos de flores, de palmas.Estavam honrados .

No meio da multidão eles puderam presenciar os olhares das éguas invejosas, que tiveram que aplaudir, enquanto passavam carregando o Rei.  Também presenciaram o olhar do seu pai no meio da multidão. Um pai orgulho de sua família.

Voltaram para sua casa e foram colocados em lugar de destaque. Agora eram respeitados até pelas éguas malvadas. E até ao dia de hoje, o mundo presencia a história da jumenta Radiante e do jumentinho Cintilante. O Rei os colocou em lugar de honra.

Muitas vezes em nossas vidas nos deparamos com pessoas invejosas. Não suportam a felicidade dos outros. São pessoas administradoras da maldade, vivem para causar discórdias.Pessoas destrutivas, negativas.São atormentadoras, opressoras.Dormem realizadas depois de destilar o seu veneno mortal.Não descansam enquanto não causar destruição.

Sl 5.. Não há retidão na boca deles; o seu interior são verdadeiras maldades; a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.

Vivem de carniça. São abutres, urubus.Adoram desgraça.

Ontem saiu no noticiário a tentativa de suicídio do Rafael, cantor do ex- grupo polegar.

Não se ouvia outra coisa na TV. Na boca de certos jornalistas podia-se sentir o veneno que saia das suas palavras: Foi drogado, se separou da mulher, mas ele não era cristão?

Um sentimento destrutivo. Ausência de misericórdia. Gargantas destiladoras de fel.Mas eu sei que Deus virá para montar a vida deste jovem.

Um dia todos irão aplaudir de pé a vitória do Rafael. Ele permaneceu vivo porque será honrado pelo Rei.Hoje ,humilhação,mas amanhã, exaltação.O Rei o levantará, o erguerá,o suspenderá, e todos terão que aplaudir de pé este filho do Rei.

Pessoas que se tornaram medíocres podem criticar livremente a outros porque não podem alcançar a meta. Assim, o homem que não teve êxito na vida se tornará em amargurado. Deseja o que é do outro, cobiça a prosperidade alheia,vive de praticar o mal,adora falar mal dos outros, adora ver desgraças.Uma conduta de insatisfação, insegurança e inferioridade. A atitude de superioridade é quase, uma compensação superficial de uma inferioridade escondida. O homem medíocre pode colocar seus modelos muito alto, mas sempre será vulgar.

A vida de uma pessoa medíocre é marcada por uma série de fracassos. Quer o indivíduo o reconheça ou não, produz inevitavelmente desejos, anseios, ansiedades e esforços para conseguir um alívio para aquele sentimento ruim que se enraizou na personalidade.Seja qual for a causa , existe uma batalha travada ,que o  aliviará ao praticar a maldade.

Medíocre significa: que não é bom nem mau.

Este sentimento pode ser desviado para rumos positivos. O indivíduo tem que aprender a conhecer suas frustrações, suas decepções, suas inseguranças e sofrimentos, seus descontentamentos, e, canalizar esses sentimentos destrutivos para idéias positivas.Ser guiado por bons sentimentos.

Os vegetais vivem presos ao solo. Não têm necessidade de se deslocar para resolverem o seu problema de alimentação. Ou encontram o alimento no local onde estão e então se conservam vivos, ou não encontram o alimento e morrem. Guiados pelo instinto natural procuram a água, a luz, a direção do crescimento, isto é, as condições necessárias à sua existência. Se o meio lhes nega essas condições, morrem. A vida psíquica do homem se enriquece e se aperfeiçoa por influência do meio em que vive. São trocas constantes de ações e reações: “tendência”.Tendências para o bem, tendências para o mal.Será o próprio homem que buscará o seu ajustamento no mundo em que vive.Quando acreditamos que podemos mudar, então conseguiremos mudar para o bem. Nenhuma palavra maldita poderá amarrar a vida de um homem. O próprio homem tem poder de quebrar as cadeias e se libertar do cativeiro que faz  alma aprisionar-se pelo mal.      Lc 8.50  Disse Jesus: Não temas, crê somente.

Jo 11.25 Disse Jesus: Quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá.

O Rei quer te honrar. Não tenha medo das mudanças, adaptações, obstáculos a serem vencidos.  O Rei vai te montar. Todo o construtor sabe como funciona o instrumento que criou. O Rei encaixará cada peça no seu devido lugar.Depois de montado, então será usado.

   Dobre seus joelhos e clame: ‘HOSANA’. Esta palavra significa: Vem Senhor !

Reconheça que precisa ser liberto, que precisa de ajuda. Basta acreditar!..

       O REI MANDA TE CHAMAR…….                                            

                                                    Pra. e Psicopedagoga:”Monica Druzian”.

Deixe um comentário