“PAPO DE RETO”

Psicopedagogia Através da Palavra

Parte importante do corpo humano, o ânus é cercado de tabus e pouco se fala abertamente sobre ele. Para desmistificar essas questões, o proctologista Eurípedes Barsanulfo alimenta o perfil “Papo de Reto” no Instagram e acaba de lançar o livro Papo de Reto. A intenção inicial com este título tão polêmico era um livro para ajudar na prevenção do câncêr de intestino, que é o terceiro que mais mata homens e mulheres e não é tão divulgado. E tem um certo preconceito, principalmente os “machões”, de procurar um proctologista para se cuidar. Eurípedes começa o livro falando: Vamos chamar o nome correto? Em vez de ficar falando ânus, vamos falar “cu”. É de “cu” que as pessoas chamam, então vamos quebrar essa besteira e falar pelo nome popular. E diz: Porque as pessoas têm tanto medo do “cu”? Principalmente de falar e perguntar sobre ele?

Freud explica: Todos os conflitos psíquicos surgem, aparentemente, da oposição entre a autopreservação e a pulsão sexual. Ou, em outras palavras, entre o princípio de realidade e o princípio de prazer. O “recalque” é o conceito básico da teoria do inconsciente. O que interessa à psicanálise é a dinâmica do recalque. A energia do sistema vem das pulsões. Fases que todos passam: fase oral, fase anal e fase fálica. Mas, na fase anal e fálica, a criança mexe ali e é repreendida. A “puberdade” é o período relativamente curto de mudanças fisiológicas durante o qual os órgãos sexuais tornam-se maduros. Para as meninas esse período não dura mais de seis meses, habitualmente; para os rapazes, pode durar dois anos ou mais. A puberdade fornece a base para a adolescência que dura cerca de 8 a 9 anos, em média. O “rito da puberdade” é o reconhecimento público das mudanças fisiológicas que permitem a um jovem ingressar desde então no mundo dos homens (ou a uma jovem ser considerada mulher). Esta tradição cultural judaico-cristã ainda estão presentes hoje em cerimônias religiosas como a primeira comunhão.

Na Fonte: papodehomem.com.br o Dr. Eurípedes explica basicamente os riscos do sexo anal que se dividem em duas categorias: 1- Infecções: Devido à latíssima concentração de micro-organismos, inclusive alguns que não são encontrados em outras partes do corpo; 2- Dano Físico: O ânus e o reto são estruturas que, apesar de apresentarem alta resistência a micro-organismo, estruturalmente são bem frágeis. O “rito da puberdade” para as mudanças fisiológicas dos adolescentes é a “comunhão” entre os pais e filhos. O ânus tem uma placa de tecido imunológico muito intensa. Os seres humanos têm 90% de bactérias, e 70% ou 80% delas está no intestino grosso. O vírus do HIV entra em um linfócito chamado CD4, que está muito presente no intestino- área da pessoa soropositiva com grande concentração do vírus. O sexo anal receptivo é uma grande porta de entrada para o HIV, sem contar com outras doenças sexualmente transmissíveis que podem ser contraídas. Enfim, o Papo de Reto é coisa muito séria e O Dr. Eurípedes diz: Nos meus 12 anos de proctologia eu já tirei de tudo que você imaginar de dentro de ânus, desde boneca barbie, cenoura, pepino e desodorantes. Se você introduzir alguma coisa no ânus e ele fechar, dificilmente você vai conseguir resgatar o que está ali dentro sem precisar da ajuda médica. Muitas vezes acaba chegando ao ponto de precisar realizar uma colostomia por motivos de perfuração.

Algumas pessoas se perguntam o que a Bíblia diz sobre sexualidade. Por causa da má compreensão sobre este assunto, muitos posicionamentos enxergam a questão da sexualidade como um tabu. “Sejam férteis e multipliquem-se!” (Gn 1.28) Assim, a sexualidade deve ser vista como uma dádiva divina, e este assunto é muito difícil de abordar, pois, em Mt 19.1-10 fala sobre as condições para o casamento, como também caso de adultério ou práticas sexual fora do casamento, e se alguém se separa não é permitido casar novamente. Falar em infidelidade, quando o homem pode ter várias mulheres, e se a mulher adulterar não haverá perdão. Quando a esposa perdoa diversas vezes, mas, é totalmente desrespeitada novamente. Será que o clube dos machões, que olham para as mulheres em direção ao caminho do reto, as tratarão com o devido respeito que elas merecem, sem mandá-las tomar no centro do buraquinho? “O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade.” (Pv 16.4)

“Dra. Mônica Druzian”

Deixe um comentário