“ENGUIA OU PEIXE”- ‘VIDA OU MORTE”…

Posted: 07/08/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

“ENGUIA OU PEIXE”- ‘VIDA OU MORTE”…

“Quando Você Não Fala O Sofrimento Não Vai Embora”-

ID- Matriz original, no bebê recém-nascido, a partir da qual se forma primeiro o id, como princípio do prazer, e mais tarde o ego, como princípio da realidade. EGO-Segundo conceito psicanalítico da estrutura da personalidade enunciado por Sigmund Freud, o ego constitui o componente intermediário das energias mentais ( entre o id- inconsciente- e o superego- ego ideal ou consciência).Superego-é o representante de uma natureza do eu(Freud), atuando no sentido de evitar punições por transgressões morais ou de fomentar a realização de ideias moralmente aceitas. Assim, os três componentes básicos do sistema encontram-se permanentemente empenhados numa interação que “é uma batalha constante: o ID em busca de sua satisfação irracional; o EGO procurando ajustar as exigências e impulsos do ID ao mundo da realidade e o SUPEREGO tentando reprimir ou apoiar o impulso que for moral e socialmente reprovável ou louvável”. Escreve Freud: “ O SUPEREGO não é apenas o depositário das anteriores opções objetivas e representa também uma enérgica formação de reação contra essas opções. Sua relação com o EGO não se limita ao preceito: “Você deve ser como tal (EGO IDEAL)”, mas também abrange a proibição: ”Você não deve ser como tal e tal (CONSCIÊNCIA)…”(“O EGO e o ID”).

CONSCIENTE- A parte da psique que regula, suprime e modifica a expressão do instinto, de acordo com o sentido individual de valores sociais e morais. O consciente está apto a responder à estímulo. É o que está envolvido no processo de “ser cônscio de “, “conscientizar”, e o que caracteriza uma reação de que o indivíduo está cônscio. Em psicanálise, é a parte da mente que “PERCEBE” o meio imediato.

INCONSCIENTE- Para Sigmund Freud, “o inconsciente é a verdadeira realidade psíquica; em sua natureza mais íntima, é tão desconhecido de nós quanto a realidade do mundo externo e é tão incompletamente apresentado pelos dados da consciência quanto o mundo externo pelas comunicações de nossos órgãos sensoriais”.

Inconsciente então é uma pessoa sem consciência. As estratégias da mente  inconsciente está presente no dia-a-dia: enganos, erros, omissões, falhas de memória, etc. Ele é como um bebê dentro de nós. A raiva, o desejo, o ódio: Este é o conteúdo do Inconsciente.

Rousseau escreveu: Substitua “CORAÇÃO” por “INCONSCIENTE” e você terá a mais pura essência da Doutrina Psicanalítica.

A Palavra de Deus sempre alerta ao homem para o cuidado com o seu coração. 1 CR 28.9 O Senhor esquadrinha todos os corações. Sl 24.4 O que é limpo de mão e puro de coração. Sl 119.11 Guardo  no coração as tuas Palavras. Pv 21.2 Mas o Senhor sonda todos os corações. Mt 12.40 Mas o Filho do Homem estará no “CORAÇÃO”… Mc 12.30 Amarás Teu Deus de Todo o Teu “CORAÇÃO”…etc…

Deus sonda a mente e coração do homem. (Ap2.23). Se o homem fechar o coração, Deus não pode entrar.  Ele sempre fala: limpai o coração, não endureçais o coração, etc. Rm 5.5 O amor de Deus é derramado nos corações. Ef 3.17 Assim habite Cristo em vossos corações.

1 Co 2.9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.

CORAÇÕES- Kardia . De uma  palavras radical que significa “estremecer” ou palpitar ”(comparar com cardíaco). O órgão físico do corpo, o centro da vida física, o centro da vida pessoal de alguém ( tanto físico quanto espiritual), o centro da personalidade de alguém, o centro de toda a atividade mental e moral, contento elementos racionais e emocionais. É o centro dos sentimentos, desejos, alegria, dor e amor. Também é o centro do pensamento , compreensão e vontade. O coração humano é o lugar onde habitam o Senhor e o Espírito Santo. O Senhor onisciente enxerga a parte mais interna, onde são tomadas todas as decisões a respeito do ser humano.

Estudando todas as formas de conhecimento psicológico do homem: ID, EGO, SUPEREGO- CONSCIENCIA- INCONSCIENCIA etc… O ser humano não tem capacitação de análise profunda de outro ser humano se não for através do Espírito de Deus. O olho não viu: Três formas de conhecimento: conhecimento perceptivo ( olho, ouvido), através de observação e experiência sensorial; conhecimento conceptual (coração, mente), através da razão e de investigação intelectual; e conhecimento espiritual( amor). A verdadeira natureza de Deus não foi dada a nenhum homem conhecer porque é mistério. Não significa misterioso ou difícil de entender, mas denota uma verdade escondida na mente de Deus até que Ele decida revela-la.

1 CO 10-16 Mas Deus nos revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe das coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, se não o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem  loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Os quatro Evangelhos são um relato da revelação de Deus na terra. O Evangelho do Dr. Lucas é narrado de uma forma toda especial, porque foi escrito por um gentio. Lucas não esteve presente com o Cristo, mas cuidando das enfermidades do corpo do Apóstolo Paulo, a mente e o coração de Lucas foram impactados pelo poder do Espírito Santo. Neste Evangelho vemos o Deus da Glória descer ao nosso nível, assumir nossas condições e sujeitar-se às nossas circunstâncias. Cristo, o Criador deste universo, entrou no mundo como qualquer outro humano. Também cresceu como uma criança normal, trabalhou  para sobreviver, chorou, sorriu e,  tinha sentimentos como qualquer pessoa.

O principal deste Evangelho é que todo o material foi colhido em documentos primitivos e nas informações obtidas daqueles que haviam sido testemunhas de Jesus. Foi pesquisado, analisado e cientificamente  comprovado a autenticidade da Biografia da vida de Jesus Cristo. As palavras deste Evangelho se tornam verídicas juntamente com os outros Evangelhos: Mateus, Marcos e João, comprovando a realidade dos fatos ocorridos.

A maior revelação deste Evangelho é a forma da ação do Espírito Santo no coração e, na vida de duas mulheres: Maria e  Isabel .  Lucas começa com uma simples história terrena: Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote… Zacarias era sacerdote. Ele e sua mulher Isabel eram pessoas piedosas. Isabel era parenta de Maria de Nazaré, mãe de Jesus. O casal morava na região serrana da Judéia. Zacarias há muito que ele pedia a Deus que lhe desse um filho. Correu o tempo e o Senhor não respondia; e por isso, não pediu mais. Mas a oração que sempre fazia pedindo o advento do Messias foi atendida. O Anjo Gabriel apareceu a ele e lhe disse que sua mulher teria um filho que iria diante da face do Senhor para aplainar o caminho, nos corações dos homens. Zacarias pôs em dúvida a promessa e pediu um sinal, visto que tanto ele como sua mulher  eram avançados em anos. Foi-lhe dado um sinal que era ao mesmo tempo uma punição. Deus privou-o da fala até ao dia em que se deveria cumprir a promessa feita. A partir do v.62 também podemos inferir que Zacarias também ficou surdo. Lc 1.62 E perguntaram, por acenos, ao pai como queria que lhe chamassem a criança. 63- E, pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu: O seu nome é João. E todos se maravilharam. Ficou cheio do Espírito Santo e pronunciou palavras de reconhecimento e louvor.

O encanto deste Evangelho é que O Anjo Gabriel trabalha no coração de Zacarias, de Isabel e Maria de uma forma tão sobrenatural que Lucas como historiador , descreve a autenticidade e fidedignidade da mensagem cristã.

Isabel, mulher de Zacarias, era da casa de Arão e, avançada em idade. O que significa idade avançada: Não tinha mais o fluxo menstrual, não tinha mais ovulação. Era idosa, com bastante idade, dando a entender que: andava com dificuldade, não enxergava direito, dores pelo corpo etc. Isabel não sabia que o Anjo tinha aparecido para seu marido Zacarias, pois, este estava surdo e mudo. Mas Isabel sabia que o Anjo Gabriel havia aparecido para Maria, e, que quando Maria aparecesse gritando à sua porta, algo de extraordinário haveria de acontecer.

Depois da concepção de João Batista foi enviado o Anjo Gabriel a Nazaré, cidade ou aldeia de Galileia, a uma virgem chamada Maria, que ali morava,  desposada com um carpinteiro de nome José, Lc 1.26,27 pertencentes à linhagem de Davi. Desposada significava que aquela jovem estava separada para aquele jovem. Virgem simbolizava uma adolescente, começando o fluxo menstrual, as primeiras ovulações, um corpo em formação, uma flor em botão. Uma adolescente pura, limpa, sem mácula, que ainda, não conhecia varão. Quando o Anjo diz: Salve, agraciada; O Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. Maria vendo o Anjo fica trêmula, com muito temor. O texto diz que ela turbou-se. O Anjo lhe diz: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, E eis que em teu ventre conceberás, e darás  à luz um filho, e pôr- lhe- ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e reinará eternamente.  E Maria lhe pergunta: Como se fará isso, visto que não conheço varão? E, respondendo o Anjo, disse- lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado “Filho de Deus”. E eis que também “ Isabel”, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril (Lc 1.36), 37- “Porque Para Deus Nada è Impossível”- 39- E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.

O caminho  da Galileia até Judéia era longo. Maria andava desesperadamente,  subindo e descendo montanhas. O coração daquela adolescente está queimando. Ela precisava saber realmente se sua prima estava grávida. No seu interior havia uma agitação. O seu andar era quase correndo, com a necessidade de confirmar as palavras do Anjo: “Sua prima Isabel espera um filho em sua velhice”. Quando ela chega perto da casa de Isabel começa a gritar pelo nome da sua prima. Ninguém sai para atende à porta. Então Maria abre o portão e grita novamente, mas não obtêm resposta. Maria chega até à porta e, bate insistentemente gritando pela prima, mas ninguém aparece,  ofegante abre a porta e entra na casa de Zacarias. Tudo indica que Isabel já não conseguia caminhar, pois, além da idade avançada,  já estava no sexto mês de gravidez, por isso Maria entra na casa sem que alguém  pudesse atende- lá . Lembrem- se que Zacarias estava surdo e mudo. E quando Maria grita por Isabel, a criancinha salta no ventre de Isabel  e, ela fica cheia do Espírito Santo e, Isabel exclama com GRANDE voz: “Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do teu  ventre! E de onde me provém isso a mim, que venha visitar- me a “MÃE DO MEU SENHOR”?

Que revelação maravilhosa! Deus realmente é um mistério. Meus olhos ficam cheios de lágrimas ao presenciar a soberania do Altíssimo. Uma anciã, com seus mais ou menos 90 anos, se reverenciando a presença de uma adolescente e, chamando-a de Bendita! Duas missionárias  representando o Reino de Deus na terra. O Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.  Isabel profere um cântico de louvor  e, por sua vez, a Virgem Maria entoou o Hino de Graças denominado “A Magnífica”. Isabel trazendo no ventre o Arauto da chegada do Messias e, Maria trazendo no ventre o Redentor do Mundo. Maria sabia da gravidez de Isabel e, Isabel sabia da gravidez de Maria sem nenhuma comunicação. Apenas através do poder do Espírito Santo.

Ez 37.9 “Vem dos quatro ventos, Ó Espírito e Assopra sobre estes mortos para que vivam”.

Maria assopra vida sobre Isabel.

Este fato transcende o raciocínio lógico dos humanos. Maria e Isabel participaram de um milagre da Encarnação que nenhum ser humano pode compreender por si mesmo.  Esses exemplos inspiram nosso aprendizado da sabedoria do invisível. Dois nascimentos miraculosos. Uma anciã e uma virgem com a reputação arriscada somente por amor à Deus. Os sinais, portanto, confirmam o ministério dos embaixadores de Cristo em cada geração. Deus não trabalha na lógica humana. Os projetos de Deus são loucuras para o ser humano.

O sinal da autoridade de um cristão é a gravidez  .  Mt 12. 34 A boca fala do que está cheio o “Coração”. A boca de um cristão foi feita para emanar vida. É maravilhoso saber que quando o Espírito Santo manda você falar com alguém sobre Cristo, Ele já está preparando aquele coração para receber  a sua saudação.

“Porque Para Deus Nada É Impossível”.

Ninguém diz que Jesus é o Senhor se não for pelo Espírito Santo.  Quando Isabel encontra Maria ela diz: ”Mãe do Meu Senhor”. Indicando a presença do Espírito Santo, algo dentro do coração, algo além do visível, do possível, do natural. Isabel foi transpassada até a alma por uma força da ação  poderosa de um fogo ardente que queimava aquela habitação, purificando, renovando e dando vida. Um local que estava morto, agora jorrava vida. Este fogo purificador destrói, machuca,  dói, mas limpa onde Deus vai habitar. Em compensação este Espírito Santo conduz o homem da agitação, para a calma; da guerra interior, para a quietude e paz; do descontrole e morte, para a vida  . Quando existe doação, então acontece a libertação. Lc 1.35 E, respondendo o Anjo, disse- lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado “Filho de Deus”.

Todos quantos recebem Jesus Cristo como Senhor e Salvador são geradores de vida. Um cristão sempre gera a luz: É bendito o fruto do teu ventre. É bendito o fruto do teu coração, do teu interior, do teu inconsciente. Somente o Espírito Santo penetra na alma. Não se manipula a vontade ou projeto de Deus. O homem é um instrumento para agir segundo o Seu propósito, o Seu projeto.

Não seja um Narciso. Conta a história de um belíssimo jovem, que olha para um lago e se apaixona pela sua própria imagem refletida na água. Esse amor é impossível, pois o jovem não pode possuir a si mesmo. Ele vai definhando e morre, transformando-se em uma flor: o narciso. Esta imagem tão simples serve como uma ilustração marcante do EGO que se volta para si mesmo e não consegue mais se comunicar com o mundo externo.

Ez 37.9 E ele me  disse: Profetiza ao Espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao Espírito: Assim diz o Senhor Jeová:” Vem dos Quatro ventos, o Espírito , e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

O mundo de hoje oferece muitos caminhos. Nunca houve tanto descontrole emocional, tanto nervosismo. Briga- se por nada, mata- se somente pelo prazer de matar. Os consultórios psicológicos, os pastores, os padres dizem através de pesquisa, que 99% das pessoas que os procuram são pessoas com descontrole  emocional. Pessoas deprimidas, depressivas, irritadas, nervosas, infelizes, etc. Pessoas que perderam o encanto pela vida, mesmo tendo dinheiro, família, emprego, etc. Estão morrendo lentamente, voltadas para si mesmas. Somente ela sofre,  somente ela é uma coitada, enfim, uma frase popular: ”Ninguém me ama, ninguém me quer”. Estão vivas, mas morta espiritualmente. O coração está oco.

O Mar Morto é um dos mais notáveis. Nenhum outro ocupa lugar mais profundo na superfície do globo. As águas são mais salgadas do que as dos oceanos. Em consequência disto os ovos lançados nele flutuam. Os banhistas não afundam nas águas deste mar e, quando chegam à praia sentem o corpo coberto de sal que muito os magoa porque queima a pele e traz irritabilidade. Ele é Morto porque é egoísta, não quer ninguém por perto, não é acolhedor, está voltado somente para o seu EGO.

A Enguia é um peixe Anguilídeo . Família de peixes serpentiformes, que tem a forma de serpente. Freud depois de estudar muito as Enguia , ele conseguiu provar que a Enguia tinha Gônada: Glândula que produz gametas, células reprodutora, masculina ou feminina, capaz de unir –se a outra do sexo oposto, na reprodução sexuada. Mas quando você olha para a Enguia você não consegue ver um peixe e, sim, uma cobra. Quem for tentar pega-la, não consegue porque do seu interior sai  uma eletricidade fazendo com que a pessoa a solte imediatamente. Ela é repelente. Não quer ser notada como peixe. Age como uma cobra, parece uma cobra , mas no sei interior é um peixe.

Dualidade: cobra( Tanato)- Peixe(Eros). A cobra na Bíblia é a presença do mal, da morte. O peixe  é a presença do bem, da vida. O ser humano tem a morte e a vida dentro dele. Depende  unicamente da sua escolha.

Quantas pessoas são como a Enguia ou o Mar Morto: agressivas, autodestrutivas, instinto de morte, de destruição, não suportam a felicidade do outro,  homicidas, violentas, ciumentas, egoístas, maldosas, etc. Sentimento de ódio, de rancor, de ira. Pessoas que  faz ovos flutuarem, sem vida , quando mergulham em suas águas. As palavras das pessoas enguias são palavras de destruição e morte. No interior destas pessoas sai o ódio, a agressão, intenções suicidas, são pessoas  mortas espiritualmente, com planos malignos para exterminar projetos dos iluminados. Como o conto da cobra e o vagalume: Era uma vez uma cobra, que começou a perseguir um vagalume que só vivia para brilhar. Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir. Fugiu um dia e a cobra não desistia, dois dias e nada… No terceiro dia, já sem forças, o vagalume parou e disse para a cobra: – Posso fazer três perguntas? A cobra respondeu:-  Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te comer mesmo, pode perguntar. O Vagalume perguntou: –  Faço parte da sua cadeia alimentar? A Cobra responde  : – Não. O Vagalume pergunta:-  Te  fiz alguma coisa ? A Cobra responde: –  Não. O Vagalume faz a terceira pergunta: –  Então porque você quer me comer? E a Cobra responde: – Porque não suporto ver você brilhar.

O Evangelho do Dr. Lucas começa  : ”Tempo de Herodes, rei da Judéia”- Conta no relato da vida deste homem que o nascimento de Cristo o deixou possesso. Neste tempo Herodes já havia eliminado quantos julgava seus rivais, até seus dois filhos, Alexandre e Aristóbulo. Quando lhe vieram dizer que um menino da linhagem de Davi havia nascido para ser rei dos judeus, mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todo o seu termo, que tivessem dois anos e daí para baixo, (MT2. 1-19). Foi esta uma das atrocidades de Herodes.

Quando Herodes morreu a morte deste tirano causou brados de alívio,  de regozijo em vez de ser acompanhada de lágrimas e lamentações. Este tipo de pessoas são matadores de projetos, matadores de felicidade, não suportam ver o brilho dos outros. Quantos projetos os pais tem para os filhos e, de repente, uma cobra venenosa e peçonhenta, destrói todo um projeto de  uma vida, mata pelo simples prazer de matar. Pessoas voltadas para seu próprio ego. No coração está à morte. Pessoas que destroem,  demolem,  avassalam sem piedade ou misericórdia. Aproxima- se com planos de atrocidades.

Dr. Lucas ao cuidar do Apóstolo Paulo sentiu o sopro do Espírito Santo através da boca deste bendito Apóstolo.  Neste Evangelho vemos o Deus da glória assumir nossas condições e sujeitar- se às nossas circunstâncias e limitações, somente por amor.

A tentativa de Faraó matar Moisés, não deu certo. A tentativa de Herodes matar Jesus, não deu certo, porque o projeto era de Deus. E quando estamos gerando um projeto que Deus projetou, ele vai nascer e acontecer de qualquer maneira. Os Anjos de Deus estão invisivelmente presentes nas vidas dos cristãos. Eles são nomeados por Deus para ministrar aos cristãos os projetos de Deus.  SL 91. 11 “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”.

HB 1.14 Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

Cristo é mais excelente do que os anjos. A superioridade de Cristo é evidente em sua entronização. Os anjos são ministradores que servem tanto a Cristo quanto aos santos. O portador de Cristo é um gerador de luz. Ele traz dentro da alma, o fogo do Espírito Santo. Este fogo transforma os projetistas de Deus em “Brasas Vivas”. HB 1.7 – “ E, quanto aos anjos, diz: O que de seus anjos faz ventos e de seus “MINISTROS”, “LABAREDAS DE FOGO”.

Deus falou muitas vezes através de profetas, anjos, visões, sonhos, sarça ardente etc. Hoje Deus fala através do Senhor Jesus Cristo, que agora tem o domínio da vida e da morte. Ap 1.13-17: Vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos, como chamam de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha; e a sua voz, como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios;  e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E eu, quando o vi, caí a seus  pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo- me: “Não temas, EU Sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno.

A descrição de seu rosto sugere glória indescritível e majestade. Seus Olhos como “Chama de Fogo”. Simbolizando a autoridade da penetração no mais profundo do interior do ser humano.

SL 139.Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei das tua face?

Maria representa o princípio, o Alfa, o Primeiro. Isabel representa o fim, o Ômega, o Último. Deus  está presente no começo e o fim de todas as coisas.15- Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

O Senhor Reina em favor do direito dos seus filhos. Mesmo que esquecido por todas as pessoas, ou aparentemente esquecido, o Senhor permanece um fiel refúgio para aquele que o busca. Busque conhecimento, mas acima de tudo ganhe conhecimento. Diariamente peça a Deus que abra o seu coração e mente para uma compreensão do projeto que Ele tem para sua vida. Seja consolado através do Seu Sopro. Deus ensinou o homem a respirar, literalmente para que saiba a importância da vida. Apenas a vida vivida sob a luz do Espírito Santo é vivida sabiamente.  Quanto mais tempo andamos com Deus, mais a linha entre o Primeiro e o Último fica estreito e próximo do  Senhor, porque somente Ele conhece o tempo do homem na terra. A chave da vida e da morte  pertencem ao Senhor. Então deixa Deus penetrar no mais profundo do seu coração e conduzir sua vida para o Seu propósito. Confiança é a crença e segurança na integridade, força, habilidade, garantia de uma pessoa. Confia em Deus. 1 RS 3.12 “Eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará”.

Reverenda e  Psicopedagoga :” Mônica Druzian”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s