A COMUNICAÇÃO DOS PÁSSAROS

Posted: 30/06/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

Cecília Meireles conta na História de Bem-te-vis que ao observar o canto destes pássaros, apareceu um bem-te-vi caprichoso, muito moderno, que se recusava  a articular as três sílabas tradicionais do seu nome. Limitava-se a gritar  “ …te vi! … te vi!…” com a maior irreverência gramatical. Como dizem que as últimas gerações andam muito rebeldes e novidadeiras, achou natural que também os pássaros estivessem contagiados pelo novo estilo humano. Mas logo a seguir, o mesmo passarinho- ou seu filho, ou seu irmão, não poderia saber, com a folhagem cerrada da mangueira?- animou-se a uma audácia maior. Não quis saber das duas sílabas, e gritava apenas, daqui, dali, invisível e brincalhão: “…vi! …vi!…” – o que parecia divertido.

Resumindo a história outro bem-te-vi começou a cantar assim  : “Bem-bem-bem-…-te- vi!” Logo pensou: “É  uma escola poética que se eleva das mangueiras!…” Depois o passarinho mudou. E fez: “ Bem- te- te- te-…-vi! Refletindo ela pensa: “Deve ser pequenino e estuda a sua cartilha…” E outro passarinho : “Bem-bem-bem- te- te- te- vi- vi- vi…! ”  As crianças que também estavam ouvindo o canto dos pássaros vão direto ao assunto e disseram: “Que engraçado! Um bem- te- vi gago!” Então, talvez seja mesmo só gagueira.

O direito à educação, caminho indispensável para a formação da inteligência e do caráter, é pois  um direito sagrado de todo ser humano . Um grupo social não pode subsistir sem as grandes virtudes humanas da justiça e do altruísmo, segue-se que o exercício dessas virtudes é parte integrante de toda a verdadeira educação. A educação é um direito natural de todos os membros da sociedade.

Whitaker Penteado diz: “A cooperação e o entendimento entre os homens ligam-se indissoluvelmente à capacidade humana de Comunicação, de que essa capacidade vem sendo negligenciada, é prova o mundo caótico em que vivemos. O esforço por uma Comunicação humana mais efetiva pode representar decisiva contribuição para um mundo melhor”.

Através da comunicação, os homens conseguem trocar ideias e experiências. A linguagem, escrita e falada coloca-nos em contato com gerações que viveram no passado, possibilita o surgimento do que chamamos “cultura”. Uma criança já tem um grande benefício de um grande acúmulo de conhecimentos que estão ao seu dispor enquanto que, entre os animais irracionais, cada passarinho tem de passar pelas mesmas experiências pelas quais passaram seus ancestrais. O Bem- te- vi terá apenas que encaixar as três sílabas no local correto.

A palavra “Diálogo” nos dicionários é definida como “Conversa entre duas pessoas”. Mas para que o diálogo aconteça é necessário que ambos se façam entender. A palavra “logos” significa em grego “palavra”  e também “entendimento, razão” e é dela que se deriva “ diálogo”.

Bloqueio Emocional: Inibição do pensamento ou outras formas de reação conciliatória, devido ao excesso de emoções, usualmente do grupo do medo. Em Psicanálise, alguns bloqueios são atribuídos “a uma repressão preventiva da emoção”, (D.T.P.).

A casa em que moramos apresenta proteção para quem está em seu interior; torna-se , porém um problema, se a casa estiver em chama e a pessoa está fechada dentro dela sem conseguir sair.  O desejo de  diálogo estão levando os jovens às drogas, ao álcool, à morte. Aldous Huxley diz em seu livro: Drogas que Modelam a Mente: “No decurso da história, muito mais gente morreu por efeito da bebida e dos estupefacientes  do que pela religião ou pela pátria. O desejo de álcool e dos narcóticos foi mais forte, nesses milhões, do que o amor de Deus, do lar, dos filhos, e até da vida. O seu grito não era liberdade ou “morte”; era pela morte precedida da escravatura”, (Aldous Huxley).

“ Atalhos para a Felicidade”- A maioria dessas drogas tem feitos tóxicos; ao lado da felicidade artificial que proporcionam acarretam lesões em vários órgãos, principalmente o emocional. Coloca o indivíduo em situação alienada da realidade, uma fuga a seus problemas, dificuldades de adaptação e concentração, inseguro, medroso, indeciso, problemas afetivos, etc. Com o tempo, o organismo vai se acostumando à droga de tal forma que é preciso aumentar continuamente as doses a tal ponto de a vida correr perigo, dada a toxidez dessas substâncias. Pouco se sabe, relativamente, sobre os efeitos nocivos mais demorados como, por exemplo, os porventura produzidos sobre o equipamento genético das pessoas, efeitos esses que só aparecerão uma geração depois.

O corpo é a nossa casa ,onde o sopro de vida se instala, e deve ser cuidada e cultivada. A personalidade saudável, dotada de autonomia individual e de auto-  direção tem um forte sentido de identidade. A saúde mental é um estado relativamente constante da pessoa emocionalmente bem ajustada, com gosto pela vida.

Robert Tocquet escreve em Cultive seu Cérebro: “O poder da atenção consiste em deter o desfile contínuo das sensações, percepções, ideias, sentimentos e em considerar um desses estados de consciência, com a exclusão provisória dos outros. É um poder de interrupção”.

Jo 5. 5 à 9 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse- lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu- lhe: Senhor,  não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse- lhe: Levanta- te, toma tua cama e anda. Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu.

Aquele homem estava preso na sua própria casa. Estava preocupado que alguém notasse sua presença. Sua atenção era um empecilho, seu foco era um tanque. Ocupar- se é diferente de preocupar- se. Para ocupar- se de forma construtiva é necessário acreditar que é capaz de conseguir. Tirar qualquer ideia negativa e pessimista e empregar seu potencial para a cura. Concentrar os pensamentos apenas em uma finalidade. Como uma ampulheta deixando cair um grãozinho de areia por vez. “ Somente por hoje”!

A casa em que o Espírito de Deus habita deve ser limpa todos os dias. O parasita vem para sugar a energia  de seu hospedeiro. Nutrir- se com a Palavra de Deus é uma das ferramentas mais poderosa para manter a casa limpa. Um alimento diário da Palavra de Deus é um tônico energético.  Fp 3.13,14 “Mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para traz ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Jo 10.10 “Eu vim para que tenham vida, e tenham- na com abundância”.

Fp 4.6,7 “Não estejais inquietos por  coisa alguma; antes as vossas petições em tudo sejam conhecidas de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças, e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em “Cristo Jesus”.

Sl 118 . 28 “Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei”.

A única fonte que permanece é a “Fonte da Água da Vida”: “Jesus Cristo”. Jo 5.39 Jesus diz: Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.

Sl 30.5 O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

“Um Brado de Vitória”-  Significa literalmente, que Deus dançará sobre o seu povo amado com cânticos e com um brado de alegria. Sf 3. 17 O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para te salvar; Ele se deleitará em ti com alegria, regozijar- se- á em ti com júbilo.

Junte-se ao povo de Deus e dê um grito de basta nos parasitas que tentam destruir sua vida. Como a buzina da copa mundial. O som das trombetas; o ecoar de um alarme, um grito de vitória. Uma manifestação de cura, levante um clamor à Deus como os gritos dos israelitas quando a Arca estava sendo trazida de volta. 2 Sm 6.15 Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a Arca do Senhor, com júbilo e ao som das trombetas.

A Arca de Deus é a própria pessoa que a conduz.  14- E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor. Literalmente Davi “rodopiava” ,”movimento giratório”. Davi não se importou com os comentários de sua esposa Mical : 16.E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo o rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração. No versículo 20- Mical chama o rei Davi de “Vadio”.

Quantas pessoas infelizes tentam tirar a alegria daqueles que são impactados com o poder de Deus. Parasitas horripilantes, querendo destruir o templo do Senhor. 2 Sm 7.11 O Senhor te faz saber que o Senhor te fará “CASA”. Templo de Deus, morada do Altíssimo, habitação do Espírito Santo, edifício cuja pedra principal é o Senhor Jesus Cristo que diz:  “Toma a tua cama e anda”. Tira do coração a voz de choro e coloca no coração o som da alegria. Reedifica e reconstrua a vida.

Josué 5.20 Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande grita; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada qual frente de si, e tomaram a cidade.

“Cante, cante bem alto, bem mais alto do que o cantar do Bem- te- vi, não importa se é bem, ou te- vi, ou vi- vi, mas cante um novo canto. Um canto onde somente Deus conhece o cantar. Um canto onde o homem não pode identificar. O canto de júbilo que chega até o Trono de Deus. O som da trombeta ecoando no céu. Não se cale porque o outro não sabe cantar. Louve em adoração desconcertando o parasita porque somente em adoração esta praga soltará sua vida. Somente com o som saindo da alma, som de identificação, os muros do inferno cairão. Expulsa do território a erva daninha que tenta sufocar a alma do povo que é vencedor. O poder do folego da vida é a arma que vence em amor. Então não pare de cantar que os anjos do céu virão te ajudar. A luta do mal tenta calar a voz de um povo, que pelo sangue de Jesus Cristo já se fez vitorioso”.   “Bem- te- vi”: linguagem dos pássaros. Che ri anda lá ama ia Adonai: “ Linguagem dos anjos”…….

Pastora e Psicopedagoga:” Mônica Druzian”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s