NEURA DA LIMPEZA

Posted: 08/06/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

Marta e Maria

Lc 10à42-E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse:  Senhor , não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Jesus não nega as atividades hospitaleiras de Marta, mas está preocupado com a distração, preocupação e fadiga dela em muitas coisas, o que faz com que ela subestime a única coisa necessária, isto é, ouvir a palavra de Jesus.

NEURASTENIA- Psiq. Afecção mental caracterizada por astenia física ou psíquica, grande irritabilidade, cefaleia e alterações do sono.

NEURASTÊNICO- Pop. Indivíduo mal- humorado, iracundo (irritado).

NEUROSE-Psiq. Perturbação Mental que não compromete as funções essenciais da personalidade, mantendo o paciente, penosa consciência de seu estado, sem violar as principais normas sociais; nevrose. A Tendência do organismo a persistir em determinada resposta, mesmo quando a razão inicial já não mais está presente. Comportamento de elementos repetitivos. A força de repetição,  tornando-se parte integrante do comportamento do organismo.

 Uma personalidade neurótica cuja fachada esconde os temores e as hostilidades reprimidas, perturbada, sempre convive com uma emoção ruim que estrangula a alma. Levanta irritada e, com um  espírito dominador, acaba estragando a alegria das pessoas ao derredor, pois, tenta sempre jogar sua irritabilidade para outras pessoas. Quando não consegue o seu intento, esta irritabilidade volta-se para o seu próprio interior, e com isso se priva do prazer da satisfação de necessidades reais, a fim de satisfazer o aguilhão de uma consciência perturbada e satisfazer à exigência de castigo. Os sentimentos de indignidade tem como resultado, um descuido da saúde, da comodidade e da tranquilidade do espírito, acaba sendo levado às suas formas de conduta pela culpa, pela necessidade de castigo, pela punição contra si.

Vive sempre entre dois conflitos: aproximar ou evitar; agradar ou magoar; ouvir ou trabalhar etc. Ex. O menino tem medo de subir em uma árvore e, ao mesmo tempo, tem medo de ser chamado covarde pelos seus companheiros. Na realidade é a preocupação do que os outros vão pensar das suas atitudes.  Age por forças impulsivas, caracterizada pela ação imediata sem reflexão ou incapaz de suprimir o impulso, sem controle voluntário.

CAPACIDADE DE REFLEXÃO-Voltar na consciência do espírito, sobre si mesmo, para exame do seu próprio conteúdo. Ponderar, observar. Ter controle sobre seus próprios pensamentos. Concentrar intensamente o espírito em algo, pensar.

Uma pessoa que não tem a capacidade de reflexão,  se entristece com facilidade, se desgosta por qualquer motivo, se abate em qualquer dificuldade, pois, uma Pressão Mental age com tão rápida afluência de pensamentos que elas se acumulam e não podem ser coerentemente verbalizadas. É, por vezes, um sintoma de condições descontrolada, quando uma ideia mal se esboça e já outra acode em seu lugar.

Uma pessoa reflexiva sabe ouvir. Aprende a desempenhar determinado ato, a peneirar pensamentos destrutivos, distinguir e averiguar as condições necessárias para estabelecer um determinado resultado.  Aprende a construir o fundamento de ideias com material duradouro.  Sempre transmite segurança e paz, pois, reflete uma luz que emana do seu interior. Busca o conhecimento. Sua constância a faz equilibrada e incessante. De ânimo firme, busca o conhecimento, a arte do saber.

1Co 3.10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.

 Marta – mulher impetuosa. Sempre preocupada com arranjos, limpeza, colocar a casa em ordem, embelezar e perfumar o ambiente, decorar a mesa com os melhores talheres, preparar os melhores pratos etc. Agindo com insensatez. Pv 27.3 Pesada é a pedra, e a areia também; mas a ira do insensato é mais pesada do que elas ambas.

Maria: mulher prudente. Qualidade de quem age com cometimento, buscando evitar tudo que julga fonte de erro ou de dano.   Motivada por suas perspectivas sobrenaturais. A “Melhor Parte”, “O Próprio Deus” que ensina, educa, planeja, prepara, enfim, instrui o seu filho em todos os caminhos. A essência de Maria era “Jesus”. Ela queria o acalanto, o toque de amor, aprender o caminho certo, a restauração da alma, a paz interior, enfim, crescer e se tornar uma pessoa madura cujos,  princípios determinantes de comportamento são um conjunto de traços organizados e congruentes. Uma pessoa ajustada e constante. Seus motivos mais importantes: os desafios do futuro, pois uma personalidade madura não está ligada a atividades imediatas e com seus deveres, mas está voltada a possuir auto- objetivação, discernimento; a capacidade do indivíduo para compreender-se. Capacidade de ter alegria e prazer nos momentos próprios com propósito e significado.

“Maria Unge com Unguento os pés de Jesus”-Jo 12.2 ,3Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e MARTA servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então, MARIA, tomando uma libra de unguento de nardo puro, de muito preço ungiu os pés de JESUS e enxugou- lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.

 A realidade de Maria era “adoração”. A realidade de Marta apenas Utopias. Apenas fantasias e sonhos.

 E assim encontra-se pelo mundo pessoas que agem com impetuosidade, manifestando uma súbita violência, gestos irrefletidos, impulsos precipitados, matando em nome de Deus.

 Hoje, dia 31 de maio de 2010, os Israelenses matam  pessoas indefesas dentro de um navio. Os tripulantes apenas levavam alimentos para a População de Gaza. As Forças da Marinha de Israel atacam sobre forte tensão emocional. Estão sem paz. Todos os que se aproximam deles são inimigos.  Talvez seja o pavor de um novo avassalador, usurpador como Hitler. Com medo de um novo ataque vivem sempre em forte pressão, e indevidamente também atacam por cometer atos sem reflexão. Trauma constante com o perigo de ser massacrado por terroristas.  Pv 27.12 “ A Prudência é melhor parte da Coragem”.  A pessoa prudente age com cometimento, buscando evitar tudo o que julga fonte de erro ou dano.

 Maria ungiu Jesus Cristo com o mais precioso que ela possuía: sua própria vida. Aquele Homem derramaria a Sua própria Vida por ela.

Hoje na terra existem milhões de pessoas falando deste sangue que foi derramado, mas, muitos não conseguem entender a importância deste sangue derramado. Continuam como Marta, preocupados com as coisas deste mundo. Jesus Cristo disse: “Apenas uma Parte”: Ele é o caminho, a verdade e a vida que conduzirá ao amor verdadeiro, à paz. Foi Jesus quem morreu na cruz para a salvação. O sangue que Ele derramou foi para quebrar a maldição que estava sobre a terra e dar ao ser humano novamente o direito de se conectar com o céu.

O Debate deste dia 31 de Maio é: ”O Mundo vai acabar em 2012”.

Mt 6.31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? 33- Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. 34- Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

A previsão dos adivinhadores é que os 13 planetas irão se alinhar em 2012. Com isso acontecerá o fim do mundo. Alguns dizem que poucos ficarão no mundo e que somente aqueles que realmente vivem em profundo amor dominarão a terra. Outros dizem que precisará haver um alinhamento de 13 crânios de cristal que estão espalhados no mundo. Somente o alinhamento destes crânios poderá livrar o mundo de uma grande catástrofe. Esta profecia surgiu dos Maias. Quando os crânios estiverem alinhados eles transmitirão a paz e, emanará a energia da consciência de unidade e paz. Estas cabeças de cristal trarão a cura sobre a terra, com isso evitarão a destruição do mundo. 

Mt 8.22 Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me e deixa aos mortos sepultar os seu mortos.

A Bíblia diz que haverá guerra, terremoto, tumulto, destruição, pai contra filho, filho contra pai, casa dividida, oposição à verdade, idolatria, heresia, perseguição, escuridão espiritual. etc. Não fique assustado e atemorizado. A Bíblia também diz: ” Jesus Cristo veio para dar a vida”. “Está consumado”. Ele bloqueou a atuação do Demônio de amedrontar o povo que o segue. Jo 10 9,10 Eu Sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; Eu vim para que tenham Vida e a tenham com Abundância.

Jesus Cristo veio à Terra em defesa da vida humana. Através de suas palavras e ações, Ele resistiu a qualquer força ou pessoa que pudesse diminuir isso. Quando entramos por esta porta conseguimos levar amor e paz. Alcançamos forças para preservar e realçar a vida daqueles que estão ao nosso redor. Quando o seguimos passamos a ver a vida por outra dimensão, um novo caminho, “eis que tudo se fez novo”. 2 Co 5.17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Ap 21.6 E disse-me mais: Está cumprido; Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da Fonte da Água da Vida.

Ap 22.13 Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, O Primeiro e O Derradeiro.14- Bem- aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no Sangue do Cordeiro, para que tenham direito à Árvore da Vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Ap 22.5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.

Tenha uma opinião formada daquilo que representa a Verdade.  

Pastora e Psicopedagoga: “Mônica Druzian”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s