PICARETA OU PLAINA

Posted: 27/05/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

Os 7.15  Eu os ensinei e lhes fortaleci os braços, mas pensam mal contra mim. 16-Eles voltam, mas não para o Altíssimo. Fizeram-se como um arco enganador;

“Um arco enganador”- literalmente, um “desequilibrado”-

“Teoria da Onipotência”-

Hipótese psicanalítica de que na infância o indivíduo se considera literalmente apto a dominar e controlar todas as pessoas à sua volta.

Onipotência do Pensamento-

Atuar como se os desejos ou pensamentos fossem realidades ou como se tivessem consequências reais e concretas no mundo externo.

“ONIPOTENTE”- Que pode tudo; que tem poder absoluto.

O Deus Criador do Universo  ,o Ser Infinito, perfeito, O Senhor dos senhores : escreve-se com letra maiúscula.

Os deuses como: ídolos; pessoas que querem honra e glória; adivinhos, criatura que atua como Onipotentes : escreve-se com letra minúscula.

Dt 10.17 Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas nem aceita recompensas;

“MÁQUINA PARA O MAL”-

MAQUINAR- é projetar ( um ardil); urdir, tramar, conspirar.

O indivíduo picareta é astuto, esperto, sagaz, ardiloso.´ Tem uma maneira hábil de enganar. Usa de artimanha e, com muita habilidade envolve as pessoas com sua saga aguçada . Ele observa sua presa e trama como um urdir. Tece os fios da tela como uma aranha caranguejeira e quando alguém cai na sua armadilha , “ele está pronto para dar o bote fatal”.

Sl 36.4  Maquina o mal na sua cama; põe-se em caminho que não é bom; não aborrece o mal.

Rm 3.18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.

PICARETA-

Instrumento de ferro, para escavar, arrancar pedras, etc.

Pessoa que usa de qualquer expediente para alcançar vantagens.

Is 32.7 Também todos os instrumentos do avarento são maus; ele maquina invenções malignas, para destruir os mansos com palavras falsas, mesmo quando o pobre chega a falar retamente.

Pv 6.14 Perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas.

O indivíduo picareta é desditoso, infeliz, desventurado. Ele  não tem a capacidade de admitir seu erro .Sempre vira as costas para a correção. Ele desdenha; não faz caso, ele não se digna.

Is 26.7  Ainda que se mostre favor ao ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão, ele pratica a iniquidade, e não atenta para a Majestade do Senhor.

O indivíduo picareta faz buraco na vida das pessoas .Vive para machucar, sangrar, ofender, cavar  e até matar.

Caim foi um forjador. Nome do filho mais velho de Adão e irmão de Abel. Ofereceu a Deus os frutos da terra, como demonstração de reconhecimento pelos benefícios recebidos. Mas o coração de Caim não era reto diante de Deus  e, por isso, a sua oferta foi rejeitada. Neste ato se revelou o seu caráter, mostrando-se invejoso e irado contra seu irmão, recusando-se a receber as exortações necessárias para combater o pecado, praticando o assassínio de seu irmão, negando o crime, e quando julgado, não deu mostras de arrependimento.

Abel foi varão reto. Ofereceu a Deus um cordeiro de seu rebanho, e que Deus aceitou, não pela qualidade da oferta, mas pelo caráter do ofertante; era a expressão de um coração rendido a Deus. Dependência de Deus para as bênçãos de cada dia e o desejo de continuar a receber os seus favores.

Os indivíduos picaretas se acham onipotentes. Não precisam de Deus, pois, se julgam ser o próprio deus.

Gn 4 .8  E falou Caim com seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo , se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.(- E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?

Desde do início do mundo fica claro que Deus coloca uma alta prioridade na maneira como os irmãos se relacionam.

Responsabilidade de um para com o outro:  “Sou guardador do meu irmão”?.

Guardador significa proteger, prestar atenção, guardar, cuidar, velar. Não somente somos guardadores do nosso irmão, como também somos responsáveis pela sua vida.

Jacó é o nome de um dos filhos de Isaque e de Rebeca, e irmão gêmeo de Esaú, porém nascido depois deste, e por isso mais novo do que ele. Era predileto de sua mãe Rebeca, ao passo que Esaú o era de seu pai Isaque.

Voltando Esaú de uma caçada muito fatigado e faminto, pediu  a seu irmão Jacó que lhe desse de um cozinhado de lentilhas que havia feito. Em troca ,dá-me , disse este, o teu direito de primogenitura. E Esaú trocou.

Quando Isaque já havia atingido a idade de 137 anos, e quase cego, Rebeca, induziu Jacó a disfarçar-se com as roupas de Esaú, e a cibrir as mãos e os braços com peles, e deste modo alcançou a benção destinada  a Esaú, como filho primogênito. Irritado por se ver expoliado pela segunda vez, Esaú resolveu matar a seu irmão .Rebeca, conhecedora das intenções criminosas de Esaú, aconselhou a Jacó a procurar refúgio em Harã, onde havia membros da família, a pretexto de arranjar casamento.

Esaú= peludo. Veio-lhe  o nome de Esaú por haver nascido com o corpo coberto de pelo. Foi hábil caçador e trazia para casa as carnes dos animais mortos para seu pai Isaque. Jacó pediu-lhe em troca o direito de primogenitura. Esaú, tendo em pouco os altos privilégios de seu nascimento, cedeu facilmente à  proposta  de Jacó. Do cozinhado vermelho preço da venda, tomou o nome Edom, que quer dizer, vermelho.

Esaú traz ao seu pai o guisado e descobre que Jacó já tomou a benção.

A benção continha três elementos importantes: prosperidade material, supremacia política e a maldição de todos os inimigos. Jacó usa Deus para favorecer as suas ambições egoístas e, Esaú vende a benção por achar que ele mesmo era o onipotente, podia tudo, não precisava de Deus. As palavras de benção já haviam sido proferidas; estas não podiam ser retiradas ou dadas de novo a outra pessoa. A ira de Esaú não é válida à luz da sua própria responsabilidade no caso. A percepção imediata de Rebeca e a sua ingenuidade fazem com que Jacó vá embora com a bênção, porém o preço foi que ela nunca mais o viu novamente.

As lutas e brigas entre irmãos são obviamente uma projeção da rivalidade existente dentro das famílias. Os seus relacionamentos familiares continuam a produzir frutos amargos.

Jacó= “Aquele que passa por cima”ou “Enganador” precisa reconhecer a sua fraqueza.” Ele luta com Deus”. Apesar da fraqueza do seu caráter , Jacó decide mudar . Ele não aceita mais ser um picareta, ou uma máquina do mal e resolve se arrepender dos seus maus caminhos.

Gn 32. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia.E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura, de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.28- Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.

Agora Jacó não é mais um enganador , mas sim “Príncipe com Deus”. “Ele luta com Deus” reconhecendo o Senhorio e Onipotência do único que poderia trazer à paz entre ele e seu irmão :”Deus Onipotente”.

Gn 33.4 Então, Esaú correu-lhe ao encontro e abraçou-o; e lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o; e choraram.

Jacó ficou tão aliviado da sua ansiedade que ele chegou a descrever os seus sentimentos como aqueles de alguém que “tivesse visto o rosto de Deus” sem ser castigado com a morte.

José filho de Jacó era o favorito de seu pai, por ser o filho de sua velhice e por ser o filho de Raquel; fez-lhe uma túnica de várias cores, semelhante à que usaram os jovens da boa sociedade. Por ser o filho predileto de Jacó, suscitou a inveja de seus irmãos.

Os irmãos resolveram tirar-lhe a vida e dizer ao velho Jacó que uma fera o havia devorado.

José foi vendido para o Egito e, passou por todas as humilhações.  Ficou preso e, por saber interpretar sonhos foi tirado do calabouço .Agora José foi colocado como Superintendente de todo o Egito, o segundo abaixo de Faraó.

A fome chegou no mundo. No Egito havia provisões armazenadas. A família de José estava passando fome e foram comprar trigo e, ficaram de frente com José, não reconhecendo-o. Mas José os havia reconhecido.

José poderia ter matado a todos, mas ele era um homem temente a Deus e perdoou-lhes o mal que lhe haviam feito, e convidou-lhes a virem habitar no Egito juntamente com seu velho pai Jacó.

Na vida existe livre arbítrio para escolher o caminho a percorrer nesta terra. Ser um instrumento de destruição ou edificação; maldito ou bendito; picareta ou plaina.

A Plaina é o instrumento que alisa, que desenruga, que desencrespa. A Plaina acaricia, passa a mão, tapa os buracos, tira as imperfeições.

Is 40.4  Todo vale será exaltado, e todo o monte e todo outeiro serão abatidos; e o que está torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.

Sl 84.5 Bem- aventurados o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.

O Deus Onipotente conhece o caminho. Somente Deus tem o poder de nivelar e facilitar o caminho do justo. Enquanto o deus picareta abre buracos para fazer com que aconteça brigas, desentendimentos, discórdia, divisão entre as famílias.

Is 40.l8 à 21- A quem pois, fareis semelhante a Deus ou que o comparareis? O artífice grava a imagem , e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata funde para ela. O empobrecido, que não se corrompe; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que se não pode mover. Porventura, não sabeis? Porventura, não ouvis? Ou desde o princípio se vos não notificou isso mesmo? Ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; Ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar.29- Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”.

O povo de Deus Onipotente sabe que o fundamento de uma vida vitoriosa está em edificar a vida Naquele que é a Rocha Eterna. Os que esperam no Senhor significa viver a rotina da vida com uma esperança fervorosa e paciente de que ele consumirá o seu governo a seu tempo; Ele lidará com o mal. Ele nos dará forças para continuar. Somente Deus tem o poder de nivelar o nosso caminho, tirando as pedras, tapando os buracos e providenciando misericórdia ao seu povo.

Is 51 .12 Eu, Eu Sou aquele que vos consola; quem pois és tu, para que temas o homem , que é “MORTAL”, ou o filho do homem, que se tornará em “FENO”?l3- E te esqueces do Senhor, que te criou, que estendeu os céus e fundou a terra, e temes todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir?

Is 59 1.Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir.

O ser humano continua tendo valor inestimável diante do Todo Poderoso. À luz da vontade de Cristo de oferecer a sua vida pela redenção do ser humano, de querer recuperar aquilo que lhe é de infinito amor, ensina-nos a respeitar e considerar  mutuamente um ao outro como membro de um único Corpo. A vida humana é criação divina única, espiritual e moral, e deve ser profundamente respeitada. O chamado para crescer em amor é fundamental para qualquer outro valor ou objetivo na vida de um cristão, e, através do crescimento neste amor, um irmão de sangue ou espiritual vai alimentando o outro como uma Fonte de Águas Purificadoras.  Cada nova geração deste Corpo manterá a semelhança do Fundador—“Jesus”, cuja vida e caráter não são apenas proclamados, mas se acham presentes na vida daqueles que lideram em seu nome. Um povo que gera vida, um povo que gera vitória. E cabe a cada um descobrir, como transmitir da forma mais plena este amor que cura, que salva, que limpa, que purifica,  que aplaina. O filho que é de Deus sempre respeitará o seu irmão, pois ele tem uma disposição mental para saber governar e edificar. São habilitados com capacidades sobrenaturais para derrubar fortalezas e atravessar tranquilo o mar que se abre à sua frente.

Pastora e Psicopedagoga : Mônica Druzian.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s