DEVASSA – TIÇÃO TIRADO DO FOGO

Posted: 15/05/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

DEVASSA – TIÇÃO TIRADO DO FOGO

Zc 3.2 Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás, sim, o Senhor , que escolheu Jerusalém, te repreende; não é este um Tição Tirado do Fogo?

2Co 11.l3,15  Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilhosa, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

2 Pe 2 l2 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção. Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens, têm prazer nos deleites cotidianos; Nódoas são eles e Máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco; Tendo os olhos cheios de Adultério e não cessando de pecar, Engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercido na avareza, ‘FILHOS DE MALDIÇÃO’;os quais deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça.Estes são Fontes Sem Água, Nuvens levadas pela força do Vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva; Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: “O CÃO VOLTOU  AO SEU PRÓPRIO VÔMITO ;  A PORCA  LAVADA, AO ESPOJADOURO DE LAMA”.

Comportamento Irreal-

O Comportamento Irreal é aquele que, segundo o conceito da dinâmica de grupo de Kurt Lewin, está dirigido para a obtenção de satisfações de uma forma que não é considerada realista pelo grupo ou comunidade de que o indivíduo é membro. Divagações, racionalização de desejos, e certas ações simbólicas são exemplos de comportamento irreal.

A pessoa irracional é aquela que é contrária à razão ou aos princípios do pensamento lógico.

O indivíduo se torna irracional ou irreal quando está fora de uma realidade. O nível de irrealidade segundo Kurt Lewin , é uma região no meio psicológico da pessoa (Espaço Vital) em que as ações, pensamentos e gestos são determinados mais pelas necessidades e desejos do que pelo reconhecimento da situação objetiva.Fantasias, divagações, preconceitos e distorções são comportamentos típicos no nível de irrealidade. A região em que o comportamento é determinado pela situação objetiva chama-se Nível de Realidade.

Grau da Realidade – Espaço Vital

Noção definida por K. Lewin como o conjunto de fenômenos que constituem o mundo da realidade para uma pessoa ou grupo de pessoas, determinando o respectivo comportamento.O Campo Psicológico é um “Espaço Vital” do indivíduo ou o espaço que contém o indivíduo e seu meio ambiente.Só é meio ambiente quando assim percebido pelo indivíduo em relação às suas necessidades, metas e propósitos. Portanto a sua percepção é altamente seletiva. Alguns objetos e pessoas são ignorados, outros considerados de pouca importância e ainda outros de grande importância.Se um objeto é importante para o indivíduo terá valência positiva, será atraente; se tem valência negativa, o objeto será evitado pelo indivíduo  se possível. O indivíduo é representado no Espaço Vital como dirigindo-se ou afastando-se dos objetos ou pessoas por meio de “VETORES”. Um vetor tende a produzir um movimento de aproximação ou distanciamento de objetos e pessoas, mas, por vezes, é impedido por uma barreira, sobretudo quando em situação de conflito.

O Vetor  é o condutor, o portador.    Transferência  são  atitudes, sentimentos e fantasias que um indivíduo de modo aparentemente irracional,de suas próprias necessidades inconscientes e conflitos psicológicos transfere para um objeto ou pessoa. Transfere suas atitudes anteriores associadas das quais ainda são inaceitáveis e têm de ser reprimida.

REPRESSÃO

É a rejeição involuntária de um impulso sexual ou agressivo que se esforça por penetrar ou penetrou no consciente , e o processo mental que resulta do conflito entre o princípio do prazer e o princípio da realidade, quando os impulsos e desejos determinados pelo instinto estão em conflito com os padrões de conduta moral.Daí resulta que os conteúdos psíquicos empurrados para o inconsciente, embora reprimidos , mantêm-se ativos, em seu contínuo esforço de reingresso na consciência; essa luta determina uma grande parte do comportamento pessoal e é a causa de sintomas neuróticos os mais diversos como: agressividade, censura, divagações,etc. Quando a  exclusão é voluntária, tem o nome de supressão.

SUPRESSÃO

É a exclusão consciente de idéias e emoções indesejáveis do âmbito da atividade mental. A Supressão distingui-se de Repressão porque esta não é consciente.

VOLIÇÃO

Literalmente , querer, desejar, ter a intenção. Designa um impulso consciente que leva a personalidade a pensar  e realizar uma  ação, para obter determinado fim. Manifesta-se, primordialmente, através da intenção e da decisão.

IDENTIFICANDO O DEVASSO(A).

Devasso é uma pessoa corrupta . Diz-se do indivíduo que se deixa corromper ou subornar.Ele é lascivo, sensual, lúbrico.Corrompido, deteriorado, decomposto, apodrecido.Vive para maquinar o mal.Esta pessoa é como lubrificante, pois suas palavras são mentirosas, escorregadias.  Pv 5.3 Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o sei fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios. Os seus pés descem à morte ; os seus passos firmam-se no inferno.

FALSO- Contrário à realidade  . Em que há mentira, ou dolo. Desleal, traiçoeiro, infundado, inexato, sem fundamento.”TIÇÃO TIRADO DO FOGO”. Ez 13.6- Vêem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse, quando o Senhor os não enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.

JR 7.4  Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.

A repetição tripla da frase  “Templo do Senhor” é um dispositivo literário para dar ênfase. A simples repetição da frase indica  confiança em ‘PALAVRAS FALSAS” , pois a benção e a proteção vêm somente através de uma vida reta. Jr l4.l4 E disse-me o Senhor:Os profetas profetizam falsamente em meu nome;nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração são o que eles vos profetizam.

Pessoas Devassas…Tições tirado do Fogo….Ez l3.6 Visto que, sim, visto que Andam Enganando o Meu Povo.

Mt 24.11 E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará. “Mas aquele que “PERSEVERAR” até o fim será salvo.

JESUS CRISTO É A BASE E O FUNDAMENTO

PV 3.5 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6- Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele “ENDIREITARÁ” as tuas veredas.

Pv 3.23 Então, andarás com confiança no teu caminho, e não tropeçará o teu pé.

Pv 24 24,27  Desvia de ti a tortuosidade da boca e alonga de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem direitos, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retire o teu pé do mal.

Fp 4.8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é Verdadeiro, tudo o que é Honesto, tudo o que é Justo, tudo o que é Puro, tudo o que é Amável, tudo o que é de Boa Fama , se há alguma Virtude, e se há algum Louvor, nisso “PENSAI”.  Colocar a vida sobre a direção de quem compreende nossas vontades. Reconhecer e aceitar voluntariamente que pelas suas próprias forças você não conseguirá, mas somente pelas potentes mãos de Deus.

Mt l8.6,7 Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!’

Jo 8.32  “ E conhecereis a verdade, e a verdade vos “LIBERTARÁ”.

Para poder ensinar primeiro precisa-se aprender. Muitas pessoas não pregam Jesus Cristo como o Salvador da Humanidade . É o Cristo que perdoa, que muda, que ensina, que realiza.Somente Jesus Cristo é o Mediador entre Deus e o homem.Jo 14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

Muitos querem ensinar mas não se libertaram , vivem na mentira, são charlatões , pregam a si mesmo.Eles ditam suas próprias idéias, suas preferências, segundo minha preferência.

Jesus Cristo é o todo. Ele vai além da verdade, além de nós, além deste mundo .Jesus Cristo deu Sua própria vida pela Verdade:” O Reino de Deus”.A verdade que traz vida, a verdade que liberta, a verdade que muda o caráter,a verdade que vem socorrer, que vem transformar, que vem perdoar, que não tem conflitos.

Se nós  soubéssemos pensar não nos escandalizaríamos com aqueles que não encontraram o Verdadeiro Caminho.

A Verdade vos libertará. A própria Palavra de Deus vos liberta. Leia os Evangelhos:”Boas Novas”- Jesus está em torno da mesa compartilhando o Reino de Deus.  Compartilhar é conviver o dia a dia. Refeição partilhada com aqueles que tem fome. Fonte partilhada com aqueles que tem sede , afirmação de vida para aqueles que se perderam do horizonte.

Temos que saber interpretar as ações e atos do Senhor Jesus Cristo. O que significa ter fome de justiça, a sede que Ele mata que não precisaremos mais tomar água, pois Ele é a própria água, A Fonte que jorra para a vida Eterna.

Jesus Cristo é o Salvador não porque apenas cura este corpo, mas o Salvador das nossas almas. È Jesus Cristo que nos dá sentido de vida e estabelece um comportamento , uma maneira nova de pensamentos.Ele não é apenas o Cristo que morreu na cruz e ressuscitou, mas um Deus que vem em nosso auxílio, em nosso socorro,que ilumina nosso caminho, que nos dá alegria da vida, mesmo ,através de dificuldades.Ele nunca nos deixará e nem nos abandonará .Ele é Salvador porque indica um novo amanhecer, uma nova esperança, um novo sentido.

Como é gratificante na hora da morte a pessoa receber Jesus como Salvador. Quando o corpo está gelado e a vida se foi ,poder olhar para a pessoa amada e saber que ela está com Jesus.Tudo passa e tudo passará , mas palavra de Deus permanece para sempre.

Hb 4 .12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

Deus sempre falou e sempre falará .Os homens passam e a Palavra de Deus permanece. Cristo deixou nos Evangelhos Sua doutrina. Os conjuntos de princípios e ensinamentos. A Palavra fala sozinha com a força de Deus.

Hb 6.4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificaram o Filho de Deus e o expõem ao vitupério. Porque a terra que embebe a chuva que muitas vezes cai sobre ela e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada recebe a bênção de Deus; mas a que produz espinhos e abrolhos é reprovada e perto está da maldição; o seu firme ser queimada.

O significado de pequenos segmentos do comportamento só pode ser compreendido dentro do contexto de todo o organismo em funcionamento. PENSAR É O DIFERENCIAL DE UM SER IRRACIONAL DO RACIONAL.

Satanás é o adversário de Deus. Promove todos os tipos de impiedade se opondo à Deus e aos homens, comprometendo a obra de Deus e induzindo o homem a pecar e a separarem -se de Deus e a rejeitarem o plano da Salvação. Suas más obras se manifestam objetivamente pelas persuasões de um animal irracional. Ele age no pensamento como se a pessoa ouvisse palavras articuladas. Arrebata a Palavra de Deus, lançadas nos corações dos homens, ignorantes ou desatenciosos; entrou no coração de Judas para cometer o seu grande crime, tomou parte na queda de Pedro. Foi pela tentação de Satanás que Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo. Foi Satanás quem estorvou a ida de Paulo a Tessalônica, tendo previamente enviado um dos seus anjos para esbofeteá-lo.Aqueles que escandalizam a Palavra de Deus e transgridem as leis da boa moral, constitui-se em sinagoga de Satanás. Is 7.4 E dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes pedaços de “TIÇÕES  APAGADOS”

Rm l6.20 E o Deus de Paz esmagará Satanás debaixo dos nossos pés.

Quando Jesus diz: Acautelai-vos é porque somos cegos. Não podemos ver o futuro. Não temos visão além do aqui e agora. Esta é uma limitação da qual todas as pessoas compartilham. Nenhum de nós sabe o dia em que vai morrer. Que proveito há em colocar nossa atenção na tempestade? Porque estudar o inimigo? Nós não vamos derrotá-lo. Somente Deus o fará.Os criadores de porcos correm para a cidade e dizem a todos o que viram. As pessoas começaram a pedir que Jesus saísse de sua região. As pessoas pediram a Jesus que fosse embora. É isso mesmo. Em vez de agradecer-lhe, elas o desprezaram. Tem muitas pessoas que preferem os porcos e lunáticos. Os hipócritas e devassos preferiram ficar com os demônios. Voltaram à escravidão.

Jesus não vai aos lugares onde não é convidado.Ap  3.20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa  e com ele cearei, e ele , comigo.21- Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.

Jesus Cristo já venceu o inferno por nós. A cabeça da besta já está esmagada.Não olhe para o homem que é humano e falho,mas olhe para o consumador e Salvador da vida . Somente Jesus Cristo tem o poder de assustar o próprio inferno.Mc 5.15 E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.

Somente Jesus Cristo tem a honra, a glória e o poder de pegar um Tição Apagado e conduzi-lo ao Tornado de Fogo para novamente lhe dar vida e e vida em abundância, transformando-os  em Brasas Vivas.

Pastora e Psicopedagoga: “Mônica Druzian”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s