ATENÇÃO EXPECTANTE – CONFIAR SEM QUESTIONAR

Posted: 06/05/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

ATENÇÃO EXPECTANTE – CONFIAR SEM QUESTIONAR

A Concentração da consciência ainda sem objeto presente mas  que se espera a todo momento é a “Atenção Expectante”.É um esforço de tensão psíquica pronto a atuar sobre um objeto que se anuncia.É uma força acentuada de atividade consciente.

A Atenção ou Prestar Atenção é fazer uso mais ativo do que o habitual de todas as forças da consciência. A Atenção Interna é a que se presta aos fenômenos da consciência, e chama-se também de Reflexão ou Meditação.

Refletir é concentrar  a atividade psíquica ou seja, não descarregar as energias emocionais com distração.

Cada pessoa vem ao mundo com uma energia que recorre quando as condições exige. O envelhecimento seria o resultado da descarga de energia. Uma vez que ela se esgote, sobrevém a morte. Esta energia é uma força revigorante que ajuda o ser humano a se adaptar aos desafios e mudanças da vida. Em meio constante de sobrecarga emocional o ser humano terá que aprender a encarar e também a reagir a situações deflagradoras das emoções.

A grande maioria das pessoas não se dá conta de que são as nossas reações que atribuem malefícios ou benefícios. Assim como as emoções negativas são prejudiciais, as boas emoções são benéficas à mente e ao corpo. O controle emocional deve, portanto, visar não apenas a eliminação das más emoções mas,  também, o cultivo das boas.

Lm 5.5  Os nossos perseguidores estão sobre os nossos pescoços; estamos cansados e não temos descanso.

Em lamentações o poeta fala acerca da esperança e, também , da misericórdia, compaixão e fidelidade de Deus. As suas aflições tinham de ser aceitas com paciência, com a consciência , a tenção e reflexão de que isso iria terminar quando a vontade de Deus tivesse sido cumprida.

Deus enxerga onde os nossos olhos não podem enxergar.Muitas vezes enxergamos pelo avesso , quando ainda o bordado não está terminado.Aquilo que ainda está por vir.

O Bordado-

Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, brincando perto dela, e sempre lhe perguntava o que estava fazendo. Respondia que estava bordando. Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta.

Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada e repetia: “Mãe , o que a senhora está fazendo?” Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito estranho e confuso.  Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos. Eu não entendia nada.Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava: “Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu trabalho eu chamo você e o coloco sentado em meu colo. Deixarei que veja o trabalho da minha posição.” Mas eu continuava a me perguntar lá de baixo: Por que ela demora tanto ?

Um dia, minha mãe me chamou e disse: “Filho, senta aqui no meu colo. Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado.De cima vi uma paisagem maravilhosa!(Prof. Damásio de Jesus).

Quando tudo parecer confuso, em verdadeira desordem , saiba que o bordado não está terminado.Deus está bordando e com toda certeza um dia Ele te colocará no colo ; então saberá o motivo do emaranhado que se formou à sua volta.

JÓ l9.25… Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. 26- E depois de consumida aminha pele, ainda em minha carne verei a Deus. 27- Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por isso, o meu coração se consome dentro de mim. 42.5 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.

Deus  restaura a vida de Jó. Um relacionamento de amor .Agora Jó pode ver o bordado terminado. Deus curou Jó e lhe restaurou em dobro tudo o que havia perdido.

A Atenção Expectadora de Jó estava assegurada pela confiança que ele depositou em Deus. Ele estava em verdadeira exaustão: estado de um órgão ou tecido quando o ritmo catabólico se encontra acentuadamente reduzido, em virtude de distúrbio funcional.

O cansaço de Jó foi no mais alto grau.Jó 42.5 Por isso , me abomino e me arrependo no pó e na cinza.Mas ele não estava olhando para a sua pele cheia de feridas, ele não estava olhando para os músculos sem vigor,ele não estava olhando para uma carne apodrecida, mas para o invisível , o Criador da sua própria vida.

Ana foi chamada até de filha de Belial por parecer embriagada . Ela passou um período de infertilidade. Esta circunstância provocou represálias de sua  rival .

1 Sm 1.15 Porém Ana respondeu e disse: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido;porém tenho derramado aminha alma perante o Senhor. L6 . Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. L7. Então, respondeu Eli edisse: Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste.

A Atenção Expectadora de Ana estava em Deus. Ana não saia do Templo.Somente um milagre , uma intervenção de Deus ,poderia lhe tirar a vergonha da humilhação.

Seus lábios se moviam , porém não se ouvia à sua voz. Ana fez voto a Deus , que se Ele lhe desse um filho varão,o consagraria ao serviço do santuário. O seu desejo foi realizado, com o nascimento do profeta Samuel. O seu belo cântico é um monumento de poesia, que parece achar-se na mente da Virgem Maria, quando manifestou sua intensa gratidão, em semelhantes estrofes, ao ser-lhe anunciado que ela seria mãe do Salvador.

Is 57.18  Eu vejo os seus caminhos e os sararei; também os guiarei e lhes tornarei a dar consolações e aos seus pranteadores.l9.Eu crio os frutos dos lábios: Paz, Paz, para os que estão longe e para os que estão perto, diz o Senhor, e Eu os sararei.

O Cântico de Ana…

Então , orou Ana e disse: O meu coração exulta no Senhor, o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.Não há santo como é o Senhor;porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.Não multipliqueis palavras de altíssimas altivezas, nem saiam coisas  árduas da vossa boca;porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são as obras pesadas na balança. O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. Os que antes eram fartos se alugaram por pão, mas agora, cessaram os que eram famintos; até a estéril teve sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu. O Senhor é que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o esterco, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória;porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. Os pés dos seus santos guardará, porém  os ímpios ficarão mudos nas trevas;porque o homem não prevalecerá pela força.  Os que contendem com o Senhor serão quebrantados ;  desde os céus, trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra, e dará força ao rei, e exaltará o poder do seu ungido.

Então, Elcana foi-se a Ramá, à sua casa;porém o menino ficou servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli.(1 Sm 2.)

O Cântico de Maria…

Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, agora, todas as gerações me chamarão “BEM- Aventurada “ . Porque me fez grandes coisas o Poderoso;  e Santo é o Seu nome. E a Sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. Com Seu braço, agiu valorosamente, dissipou os soberbos no pensamento de seu coração, depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes; encheu de bens os famintos, despediu vazios os ricos,  e auxiliou a Israel, seu servo, recordando-se da sua misericórdia( como falou a nossos pais) para com Abraão e sua posteridade , para sempre.  Lc 1.46,55.

Os dois Cânticos são de um grande agradecimento por um nascimento miraculoso.

É tempo de agradecimento. Agora é a hora que Deus colocará você no Seu colo para ver o bordado terminado. Toda a exaustão, todo o sofrimento, todo o cansaço valerão à pena quando você presenciar a beleza do tecido. “ A sua benção está chegando.”

Pastora e Psicopedagoga : “ Mônica Druzian .”

Leave a Reply

