QUEM VAI CONDUZIR A NAU ?

Posted: 05/05/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

QUEM VAI CONDUZIR  A  NAU ?

Nm.23.9  Porque do cume das penhas o vejo e  dos outeiros o contemplo: eis que este povo habitará só entre  as  nações não será contado.

SEGUNDO UMA PROFECIA, Israel não seria contado entre as  nações e, ao invés disso, habitaria  sozinho.Isso não significa  que não houvesse continuidade ética ou racial entre  os descendentes  de Jacó; significa que Israel não era meramente mais uma “Nação”, e sim um povo especificamente conhecido como a herança do Senhor.

GOY significa nação ou gentio.

 A Nação de Israel era conduzida por  DEUS. Era uma Nação Teocrata=Deus no Centro. As explicações, instruções  era dada por Deus. Quem instruía o povo, transmitia conhecimento, ensinava o caminho certo, esclarecia , informava, educava era o Próprio Deus.

Deus instituiu Moisés para conduzir o povo. Moisés ouvia a voz de Deus e conduzia, estabelecia, criava, nomeava o povo Santo . Moisés então recebia de Deus as instituições que é o conjunto das leis , das normas que regem uma sociedade política . Foi dado à Moises os Dez Mandamentos  formando  uma instituição.A  Instituição é uma associação ou organização de caráter social, religioso, filantrópico, etc.

Sl 33.12  Bem- aventurada é a Nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que Ele escolheu para a Sua herança.

O povo de Israel reconhecia  Deus como soberano até  quando Samuel dirigia e governava a Nação. Samuel foi  o Primeiro Juiz, também nomeado por Deus.  Neste período  o povo queria se tornar como todas as outras Nações=Goyim  . Queriam um rei , e o povo decide não ser mais um povo Teocrata, mas sim ser um país Monárquico.

Escolheram Os Regimes Modernos onde o Sagrado não interessa .

A decisão do que é Sagrado(bem), do que é Profano (mal), habita no coração do homem, que é o autor do seu destino.O conteúdo, o valor, a justiça é menos importante. Estão escolhendo a forma e não o conteúdo. Liberdade sem limites e a ausência de normas é apenas uma ilusão .

O povo de Israel  escolheu seu  primeiro rei . Quem conduziria a Nação, os procedimentos e comportamento dos judeus seria o rei Saul.

O povo judeu passou a ser governado por um rei , cuja a Ética era editado por Saul.

Ética é estudo dos juízos de apreciação referente à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Conjuntos de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.A  formação que é o modo por que se constitui uma mentalidade, um caráter  seria dirigido e guiado por Saul.

Constituição é a Lei fundamental num Estado, que contém normas sobre a formação dos poderes  públicos, direitos e deveres dos cidadãos, etc.

Constituinte é quem faz de outrem seu procurador ou representante; comitente.Constituir é nomear; eleger, formar, compor.

1 Sm 8.20,22  E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras. Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as falou perante os ouvidos do Senhor. Então, o Senhor disse a Samuel:  Dá ouvidos à sua voz,  CONSTITUI-LHES  rei. Então, Samuel disse aos filhos de Israel: Vá-se cada qual à sua cidade.

1 Sm 9 ,l7 E, quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe disse: Eis aqui o homem de quem já te tenho dito. Este dominará sobre o meu povo.

1 Sm l3.l3,14 Então, disse Samuel a Saul : Agiste nesciamente, e não guardaste  o mandamento  que o Senhor, teu Deus, te ordenou;  porque,  agora, o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem  segundo o Seu Coração.

1 Sm 16.14 E o Espírito do Senhor se retirou de Saul.

Quem vai conduzir a Nau ou o Barco ?

Apenas uma palavra muda toda a atitude, o rumo a vida.

O amor de Deus é tão grande pelo seus filhos  que Ele não desistiu daqueles que são Segundo o Seu Coração.Deus dá à volta por cima dos rebeldes através de Seu Filho “Jesus Cristo.Agora a escolha passa à ser pessoal.  

Rm l0.9,l3  A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres  que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que Nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o ‘ SENHOR DE TODOS ‘ Os Que o Invocam.Porque todo aquele que invocar o Nome do Senhor Jesus será salvo.

Deus exerce novamente a soberania através do Seu Filho “Jesus Cristo.Garantia de vida espiritual.Rm 9.15 Disse Deus: Compadecer-me-ei de quem  me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se COMPADECE.

SENHOR – originalmente , um adjetivo significando autoridade ou ter poder. Como substantivo, a palavra designa o proprietário, mestre, controlador, alguém com autoridade.

A Arca Santa no AT representava a presença de Deus conduzindo um povo para o caminho certo. A Arca Santa no NT é Jesus Cristo ressurreto conduzindo o seu povo para o caminho da salvação.  A Arca representa a lente da alma e reflete toda a orientação da vida de alguém. Ela é a luz  verdadeira. Os hipócritas não querem correção. Preferem as trevas, a escuridão física, pois, trevas significa erro, ignorância, desobediência, cegueira  voluntária , rebelião.

Lc 11.35 Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas. 39- E o Senhor lhe disse: Agora, vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e  maldade.

36- Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.

A luz ajuda pouco aqueles que têm olhos enfermos. Jesus é a luz de Deus, mas a cegueira espiritual impede de  conhecer o verdadeiro caminho.Deus  honra aqueles que reconhecem sua própria inferioridade e indignidade. Mt ll.29 Disse Jesus: Aprendei de mim que Sou manso e humilde  de coração.

O homem maduro e realmente convicto de suas idéias não necessita refugiar-se sob a carapaça da prepotência que nada mais é que uma maneira de disfarçar a insegurança.

Ser humilde não é sentir-se inferior nem superior aos demais. É saber reconhecer os próprios limites, e, reconhecer que existe um Medianeiro que é o meio, portanto um “ir entre”, juiz, reconciliador, árbitro, intermediário , que conduzirá os peregrinos por esta terra.

1 Tm 2.5 Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo , homem. 6- o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos.

1 Pe 2.9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a Nação Santa, o povo adquirido, para que anuncies as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua Maravilhosa luz;

Sl 47.8 Deus reina sobre as Nações; Deus se assenta sobre o trono da Sua Santidade.

A Arca é a casa de Deus onde habita o Espírito Santo. A Arca é o corpo e alma onde Deus governa .

Quando escolhemos à direção de Deus  Ele nos capacita para contemplar o invisível. A batalha não é mais nossa ,  mas passa à ser do Deus do impossível.Somente Deus conhece as estratégias do nosso adversário.  O homem que carrega a Autoridade olha por outra dimensão. O homem que é dirigido por Deus consegue discernir o bem do mal .O seu caráter será moldado segundo o Coração de Deus. Os traços psicológicos, as qualidades, o modo de ser, sentir e agir de um homem será o código de identificação. Sinal identificador  :”A Presença da glória de Deus conduzindo a arca, a nau.

Lc. Ll.23 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.

Pastora e Psicopedagoga: Mônica Druzian .

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s