QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO

Posted: 30/04/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

O mundo em evolução mostra ao homem que ele é moldado por gerações .O ser humano é educado  pela cultura, tradição,  e , através da evolução , o homem vai sendo civilizado e tendo que aprender a viver em sociedade. Ele não é o centro do universo.

A educação é um  desejo de se apropriar de algo.Aquilo que se permite e aquilo que se proíbe.Um ser em evolução buscando  a própria maneira de se instalar no mundo.

Existem apenas dois caminhos  para a explicação sobre a origem do universo.: uma evolução natural e de auto- interação, e a segunda atribui sua origem a um Ser personificado com intelecto e propósito.Essas são as duas únicas explicações  apresentadas por todos os filósofos  do mundo. Não há uma terceira.

Todas as interações ocasionais são incertas e sem propósito. Elas não têm ordem nem estrutura, são indefinidas, sem forma, desordenadas e não são direcionadas a nenhum propósito significativo. Em resumo, podemos dizer que as características das coisas que ocorrem por acaso são desarmonia, irregularidade, inconsistência e insignificância.

Da mesma maneira , embora não possamos ver Deus, sabemos que Ele está ali por causa do arranjo de todas as coisas do universo. Cada fenômeno da natureza é equilibrado, organizado, significativo e funcional.

Há duas espécies de crenças: uma religião baseada em conceitos naturais e uma fé baseada em revelação.

A religião natural começa com o homem como o centro. É ele que está buscando  Deus  e estudando a Seu respeito.

A fé por revelação, por outro lado, vem diretamente de Deus. É Ele quem vem revelar coisas a nós. O Cristianismo é diferente de todas as religiões naturais pelo fato de ser uma revelação.

Deus deseja comunicar-se com o homem. Ele terá de fazê-lo por meio dos canais comuns de comunicação humana. Ele se comunicará através da linguagem humana. Quais são, então, os meios comuns que os homens se comunicam uns com os outros ?

FALA E ESCRITA – Todos os meios de comunicação.

Toda criatura viva deseja comunhão, ela não pode permanecer confinada em si mesma. auto-preservação e a comunhão com outros, é que são instituídas as leis dos governos humanos.

Um indivíduo sozinho não teria linguagem, não desenvolveria os sentimentos de amor, de simpatia e de estima. Não saberia colaborar. Por isso, já quando nascemos, fazemos parte de um grupo social: a família. Depois passamos a participar de grupos mais amplos: a vizinhança, a escola, o bairro, a cidade e outros grupos.

Grupo Social é um certo número de pessoas que convivem, trocam idéias e cooperam umas com as outras para alcançar um objetivo comum.Os objetivos devem ser comuns, quando os membros precisam trabalhar unidos em função dos mesmos objetivos.

A família é uma instituição social. Instituição são formas sociais básicas.O grupo familiar é o primeiro grupo ao qual pertencemos logo ao nascer, e que aprendemos a viver em sociedade.Numa família existem brincadeiras, brigas, jogos, lutas, discussões, trabalho em comum e divisão de tarefas.É uma pequena sociedade onde aprendemos a solidariedade e a cooperação. Na família recebemos as primeiras lições de convivência.

Os Quatro Pilares da Educação: Aprender a Aprender, Aprender a Fazer, Aprender a Interação em Grupos, Aprender  a Ser.

Aprender em todo o tempo: Na Comunidade Familiar, Comunidade Escolar, Comunidade Local, Nacional e Mundial.É necessário haver objetivo comum, organização e liderança.

A medida que cresce socialmente, cresce também como pessoa, isto é, vai formando a sua personalidade, vai se tornando sempre mais você mesmo, vivendo a sua vida e construindo o seu ideal. A Personalidade é a maneira de ser, própria de cada pessoa.A Personalidade é a pessoa como entidade dotada de propriedades que a distingue individualmente e a configuram física, psíquica, social e culturalmente.” Aprende a se plantar sobre os seus próprios pés”.Consolida os sentimentos de autocontrole, cooperação e liberdade de auto-expressão.

IDENTIDADE PRÓPRIA E SEU IDEAL-

A Identidade é a unidade da personalidade no tempo;sentimento e pensamento de imutabilidade e continuidade internas da pessoa( suas idéias, metas e recordações  inalienáveis), sentimento e pensamento esses que se conjugam com a imutabilidade e continuidade do significado que a pessoa tem para os outros.É uma fase essencial para que o adolescente possa enfrentar com êxito os desafios da idade adulta.

IDEAL é a representação das características essenciais de alguma coisa.Padrão de comportamento que a pessoa se esforça por atingir.

“SUAS GRANDES IDÉIAS’-“ARTE DE VIVER”

O jovem vai afirmando a sua capacidade de  se auto-dirigir, dispensando a proteção dos pais.Entrará para uma Comunidade Humana com acontecimentos e problemas que repercutem no mundo inteiro e, por isso, passam a ser acontecimentos  ou problemas de toda a humanidade. A Arte de Viver a Vida é bem mais complexa .Essa  vida, pela qual somos os responsáveis , não nos é dada feita, prontinha. Cada qual constrói e molda sua própria vida.O jovem entrará na realidade de uma vida cujo o pai ideal não existe, por exemplo: o pai ideal é  a representação de todas as características essenciais , mas nenhum pai as tem todas.

“TEMOR “

Jovens atemorizados, apavorados, inseguros, medrosos, dúvidas sobre si mesmo.Terá que encarar uma comunidade de pessoas inseguras, que lutam atormentados cheios de dúvidas, batalhando contra emoções descontroladas, que devastam seu íntimo, que chegam perto de desistir da vida, sem esperança, sob o peso de uma responsabilidade muito grande que é “SOBREVIVÊNCIA”.Medo de fracassar, de magoar, de decepcionar , medo da morte.Passaram mais tempo nas salas de aula, para se tornarem competentes  e agora como um terremoto o mundo se abre à sua frente e não sabem como encarar ou atravessar os buracos que estão ao seu redor.

Aluno; agora Mestre – Educando; agora Educador-

Homens e mulheres que irão conduzir a própria vida, a própria família, a próxima geração.

COSMOVISÃO- Visão Global formado por todos os tipos de cultura.Uma Comunidade formada  por todos os tipos de visão.

A escolha está nas mãos do próprio ser humano :  um homem em evolução ,vindo do macaco, ou, um homem com Significação , Planejado, Moldado por um Ser Personificado.

“Há caminho que parece certo ao homem,mas no final conduz à morte”.(Pv l4.l4)

‘  FORÇAS INTERIORES  ‘-

Forças que o impulsionam para a construção de uma vida mais feliz.

EQUILÍBRIO-Estado em que forças ou influências opostas são iguais. Estado em que o corpo mantém postura ereta, em virtude do ajustamento harmonioso dos músculos contra a gravidade. Ausência de excentricidade: que desvia ou afasta do centro.

Prudência é uma virtude que nos leva a escolher sempre o melhor. As pessoas prudentes não agem precipitadamente. Paulo sempre foi prudente em todas as etapas de sua vida .Ele tinha aprendido a contentar-se com o que tinha. Sabia estar abatido e sabia  também ter abundância. Estava instruído em todas as coisas , tanto a ter fome como a ter fartura.A Força de Paulo vinha de Deus.

Todos os Heróis da Fé venceram através da Força que vinha do Alto.

A Força de Sansão não estava nos seus cabelos, mas em Deus. A Força de Davi não estava no seu físico, mas em Deus para derrubar Golias. A Força de Moisés para abrir o mar e passar pelo deserto, a Força de Josué para derrubar a muralha, A Força de Daniel para vencer os leões famintos, a Força de Maria para trazer ao mundo o Filho de Deus, enfim, A Força de Jesus o Cristo para dar à vida em resgate da humanidade.

Jesus Cristo deixou um certificado, um atestado histórico , uma evidência . Uma dimensão  divina disponível para a humanidade.Uma confiança  na divindade de  Jesus  :” FILHO DE DEUS”- como Aquele que venceu o Terror para nos dar segurança:”  A PAZ SEJA CONVOSCO “-

Jo 20.22- E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

O Espírito da Verdade nos guiará e nos ensinará a Verdade.O Espírito Santo nos capacitará para encararmos este mundo para a abordagem dos problemas da vida cotidiana. 2 Co 3.5 E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;não que sejamos capazes, por nós de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa Capacidade vem de Deus.

A auto-suficiência vem de Deus em todas as circunstâncias da vida.

Sl 27.1,14

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a Força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, Nele confiaria.l4- Espera no Senhor, “ANIMA-TE”, e Ele Fortalecerá o teu coração; Espera, pois, no Senhor.

A Chave para uma vida vitoriosa está em saber escolher : Eu Sou Um Filho De Deus.

Referências-Livro consultado:NEE, Watchman ,O Sentido da Vida.

Pastora e Psicopedagoga: Mônica

Druzian.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s