EGO…EGOCÊNTRICO…EGOÍSTA…

Posted: 21/04/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

Interação entre ID,EGO e SUPEREGO, apoiada na biologia , é a realidade essencial da psicologia humana.

ID- Termo empregado por Freud para se referir à massa impessoal de energias ou forças que, interagindo entre si, formam o inconsciente propriamente dito, ou aquilo que pode ser chamado de inconsciente estrutural.Estas energias estão por trás dos processos que compõem a vida consciente, funcionando como determinantes internos destes processos.

EGO- A experiência, ou imagem, que o indivíduo tem de si mesmo, ou a unidade dinâmica que é o indivíduo.

SUPEREGO- Termo utilizado pelos psicanalistas para designar uma estrutura do inconsciente construída a partir das primeiras experiências da criança, e que está baseada, principalmente, na sua relação com os pais.Ela funciona como uma espécie de consciência, criticando os pensamentos e as ações do ego, e provocando sentimentos de culpa e de angústia quando o ego satisfaz, ou tende a satisfazer, impulsos primitivos.

Jacques Lacan :”O inconsciente tem a estrutura de uma língua”.Isso revela três coisas importantes a seu respeito: ele acredita no inconsciente, tem um enorme interesse pela linguagem, pode parecer simples e claro, ao mesmo tempo em que é difícil e obscuro.

Freud criou uma estrutura triádica para a mente , formada pelo Id, o Ego e o Superego. Lacan estabeleceu a trilogia do Imaginário, do Simbólico e, às vezes, do Real.

Lacan concorda com Freud AP afirmar que o mundo infantil é o alicerce da identidade do adulto.As fantasias e a agressão da consciência infantil se misturam , como os ingredientes de uma sopa, para formar o sujeito humano através da linguagem.Para Lacan, não vivemos num mundo de realidade, mas  num mundo de símbolos, de significantes( o significante é algo que representa outra coisa ).

Ao afirmar que o Inconsciente tem a estrutura de uma língua, Lacan quer dizer que ele funciona através de metáforas, símbolos e da representação.

A FASE DO ESPELHO-

De acordo com esta noção, o bebê- que se encontra numa fase completamente desordenada, sem saber muito bem onde ficam os seus limites físicos e emocionais- de repente descobre uma imagem de si mesmo como um ser completo,  coerente e maravilhoso. É assim que o bebê humano chega à idéia de si mesmo como uma identidade.Ele se imagina como este ser coeso que vê no espelho.

Significado=espelho—-Significante=criança—a palavra e a realidade externa que ela representa.Adquirir uma língua significa assumir uma identidade .

Segundo conceito psicanalítico da estrutura dapersonalidade enunciado por Sigmund Freud, o EGO constitui o componente intermediário das energias mentais( entre o ID- inconsciente- e o SUPEREGO- ego ideal ou consciência-.Exerce o controle das experiências conscientes e regula as ações entre a pessoa e o seu meio, ocupando, portanto, a posição de um centro de referência para todas as atividades psicológicas e qualidades egocêntricas. É através do EGO que aprendemos tudo sobre a realidade externa e orientamos o comportamento no sentido de evitar os estados dolorosos, as ansiedades e punições.

Uma pessoa egoísta é aquela que  preocupa apenas com seu “EU”.Amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios.Concepção de vida segundo a qual o interesse próprio constitui a base da motivação e da moral, pelo que a pessoa deveria comportar-se de acordo com essa orientação .O conceito de egoísmo implica elevada medida  de egocentrismo: A personalidade de quem fala –“EU”,”EU”,”EU”-O egoísta conhece somente este pronome.Não sabe dividir ,compartilhar,emprestar.Atribui-se a condição Narcisista a um recurso empregado pelo Ego infantil para enfrentar a Frustração(modo esse que voltará a ser usado, regressivamente, em certos estados Psicopatológicos da vida adulta).

O Eu é a síntese individual de um complexo de idéias, sentimentos e esforços reconhecidos, interpretados e avaliados pelo próprio indivíduo como seus e que, traduzidos em comportamento específico, dão a conhecer aos outros(ao mundo em sua volta) uma determinada personalidade.

“EU BOM”-Aquele aspecto do Eu total de uma criança que ela reconhece acarretar-lhe gratificações e recompensas( especialmente as manifestações de aprovação e de carinho) por parte dos pais.

“EU MAU”-Noção consciente que a criança tem de si própria quando suas atitudes e reações são reprovadas objetivamente pelos pais, ou quando sente( supõe subjetivamente) que é reprovada.

Quando Jesus Cristo nasceu, Herodes  ,O Grande era rei dos judeus.

Mt 2.16,18

Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos,de dois anos para baixo.

PLANO HOMICIDA-

Herodes estava perturbado mentalmente tamanho era o medo de perder o seu reino.Sua instabilidade emocional o torna incapaz de controlar seus impulsos caracterizando um estado patológico.

Herodes pensava apenas em si mesmo.Conseguiu tomar Jerusalém no ano 37 A.C. e começar o seu reinado. Agora, julgava ele consolidar a sua posição afastando possíveis competidores.Manda matar Aristóbulo asfixiado em um banheiro. Depois manda matar o avô de Mariana, ancião de oitenta anos. Uma acusação falsa, Mariana, sua esposa, foi condenada à morte.Herodes eliminava quantos julgava ser seus rivais.Tinha matado os seus dois filhos, Alexandre e Aristóbulo, e recentemente a Antipater, por haverem conspirado contra a sua vida.

Quando lhe vieram dizer que um menino da linhagem de Davi havia nascido para ser rei dos judeus, a fim de enfrentar o novo perigo, mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todo o seu termo, que tivessem dois anos e daí para baixo. Foi esta uma das últimas atrocidades de Herodes. Finalmente uma enfermidade repugnante e mortal o subjugou.Herodes foi um grande egoísta.

CAIFÁS-

Sumo Sacerdote-Ministro investido de autoridade.A função essencial a seu cargo era a de mediador entre Deus e o homem. As obrigações dos sacerdotes eram em geral, de três categorias: ministrar no santuário diante do Senhor, ensinar o povo a guardar a lei de Deus e , tomar conhecimento da vontade divina consultando o Urim e Tumim.

José Caifás foi nomeado para exercer o cargo de sumo pontífice.Foi profundamente responsável pelo assassinato judicial de um prisioneiro inocente.Foi no seu palácio que se reuniram em concílio, os príncipes dos sacerdotes e os magistrados do povo para resolverem sobre o modo de prenderem a Jesus.Caifás diz:”Nós temos uma lei, e ele deve morrer segundo a lei, pois se fez filho de Deus.

Se realmente Caifás era mediador de Deus e o homem, ele saberia realmente quem era Jesus.Mas na realidade era um grande egoísta, preocupado apenas com sua posição, seu cargo,seu status de pontífice.Foi da casa de Caifás que Jesus Cristo saiu para o pretório de Pôncio Pilatos . Jo 18.24 Anás mandou-o, manietado, ao sumo sacerdote Caifás.

Acusaram a Jesus de perverter a Nação, e vedar tributo a César e de se fazer rei.

Pilatos lava as mãos e diz:”Eu não acho nele crime algum”.Mas Caifás incentivando o povo, mandava que eles gritassem: crucifica-o, crucifica-o.

A  pessoa cuja atenção está voltada  apenas para si mesma é eternamente insatisfeita.Concentrando-se em si mesma é incapaz de ver as boas coisas que o cercam.Enlouquecido pelo medo , parece que não há o que satisfaça sua ganância ,saem atacando todos os que representam perigo em sua volta.

ESTÊVÃO, O PRIMEIRO MÁRTIR-

Qual foi o crime que este homem cometeu?Atos 6. 8- Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

Ao invés de defender a si próprio, ele trouxe uma acusação contra os seus acusadores.Em vez de manifestar verdadeiro zelo pelo templo e pela Lei em sua oposição ao evangelho, os judeus estavam demonstrando o mesmo espírito rebelde de descrença característico dos seus antepassados que resistiram aos propósitos de Deus.Em uma hábil revisão da história de Israel, ele conclui que a presença de Deus não se limita a um lugar geográfico nem a um povo em particular.Atos 7.58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejaram.E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.59-E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

“O verdadeiro Pastor é aquele que dá a vida pelas ovelhas”.

João 16 .2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.

Pedro recebeu três chamadas distintas de seu Mestre: a primeira para ser discípulo, a segunda para acompanhá-lo em sua missão  e a terceira para ser apóstolo.

O  ardor de ânimo, o espírito de consagração, a coragem, o vigor físico e a impetuosidade de seu gênio, deram-lhe desde logo lugar distinto entre os demais discípulos de Jesus.O seu nome figura sempre em primeiro lugar na lista dos apóstolos.No círculo íntimo dos três discípulos mais favorecidos o nome dele é sempre o primeiro. Era ele quem primeiro falava, o primeiro em confessar que Jesus era o Cristo Filho do Deus Vivo, mas também foi o primeiro a dissuadir o Mestre a não seguir o caminho dos sofrimentos.Pedro que havia protestado fidelidade incondicional a Jesus, terminou por negá-lo três vezes.

Lucas 22.61 E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.

O olhar de compaixão de Jesus partiu o coração de Pedro.A atitude de Pedro foi a mesma dos outros judeus que gritavam: crucifica-o, crucifica-o.Ele virou as costas ao seu grande amigo dizendo: o problema é seu, não meu.Ali naquele momento , Pedro mostra-se um homem egoísta. Uma guerra travada dentro do seu interior : o bem que eu quero eu não faço.

Porém o Divino Mestre termina o curso de seus ensinos provando o coração de Pedro, restaurando-lhe  a paz e a confiança.

Jo 21.

L7-Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: AMAS-ME? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe : Apascenta as minhas ovelhas.  Jesus queria que Pedro pudesse entender o seu recado:Se realmente me amas, terá que amar um povo rebelde,um povo egoísta, um povo mesquinho, pelo qual Eu dei a vida por eles.

O Amor é a arma para se quebrar qualquer egoísmo.Uma individualização do chamado para o discipulado.Revestido de uma encantadora humildade, despido de todas as pretensões no governo da igreja. Não era mais um Pedro centrado em suas vontades, mas um Pedro comprometido com as coisas do alto. Foi pelas suas mãos que se abriu a porta da salvação tanto para os judeus, como para os gentios.

É impossível compreender o Reino de Deus e entrar no mesmo sem renascimento espiritual.Somente o Espírito Santo capacita a pessoa a compreender e viver de acordo com a verdade.

Pedro conseguiu libertar-se das forças que o escravizavam.  Simão “O TROVÃO” tinha desaparecido. Agora Pedro era “ROCHA INABALÁVEL”, sem medo, sem temor.Não estava mais centrado apenas no seu bem comum, mas centrado no bem da humanidade.A atitude de Pedro agora era de um homem determinado, seguro de suas convicções, amadurecido, confiante, destemido- ‘SUSTENTADO POR DEUS’.Fonte de  sossego,força e gozo.Guerreiros da causa santa.Amor, afeição e compaixão pelas almas.

Rm 8.38,39-Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, Nosso Senhor.

Para qualquer cristão que tenha Cristo no centro da sua vida, ele sempre será vitorioso e seguro, porque o amor de Cristo está ativo em todos os momentos da vida cristã, então não é o seu EU no centro, mas Cristo no centro. O amor é o fato Qualificador do cristão.Ef 3.19- O amor de Cristo, excede todo entendimento. Ef5.2 Andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

L Jo 4.16 Deus é amor, e quem está em amor está em Deus, e Deus, nele. L9-Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.

Pastora e Psicopedagoga:” Monica Druzian”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s