“A GRANDE ONDA”…

Posted: 15/04/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

Abraão era um homem de porte alto e magro. As areias do deserto afinaram os seus traços faciais com grossos contornos.O grande líder do Oriente Médio estava cansado.Ele fora atirado à  fornalha pelo rei da Mesopotâmia e como havia desafiado todas as leis da natureza ao sobreviver ileso àquele intenso calor.Então das Alturas chegam-lhe as instruções de Deus para que Abraão deixasse sua terra natal e fosse para uma terra estrangeira.Abraão não teve medo dos desafios , e o seu nome ficou gravado para a posteridade

A coragem por si só não basta, deve vir acompanhada de sabedoria e discernimento.Para enfrentar a violência da onda, a força do vento, o tamanho da tempestade que cresce dentro do ser humano , será necessário concentrar toda a força em Deus.

Hocusay foi um grande desenhista e estilista japonês.Ficou famoso ao desenhar as roupas flutuantes no Japão que durou mais de duzentos anos.O quadro mais famoso de Hocusay foi “A Grande Onda”.Uma grande onda gigante que está prestes a desabar nos barcos e seus tripulantes.Esta onda causa pânico, medo, terror, pavor.Nos olhos dos tripulantes o medo da morte.

Como encarar “A Grande Onda” quando elas se levantam de repente na vida…

“TRANSTORNO DE STRESS PÓS-TRAUMA”

O Transtorno é um desarranjo, uma desordem, uma perturbação. O Stress é uma tensão .Tensão em fisiologia é um estiramento a que um músculo, tendão ou qualquer outro tecido orgânico é forçado por uma contração , em qualquer momento dado.Na Psicologia do Comportamento, o estado emocional que resulta da insatisfação de necessidades ou do bloqueio de uma atividade dirigida no sentido da realização de um propósito inadiável. Neste  sentido, é lícito dizer que um indivíduo se comporta sob tensão emocional.

São sinônimos ou quase sinônimos: pressão e o inglês Stress.O trauma literalmente é uma lesão.Na terminologia psicanalítica, significa na psique em resultado de uma experiência que pode ter sido agradável ou desagradável em si mesma.(DTP).

Uns dos Transtornos de Stress Pós- Trauma mais difícil de ser curado é a perda ou morte de um filho. Para a mãe, seria uma quebra gigante da onda em sua cabeça ,e a sensação de estar afundando nestas águas. Impelidas pelas águas comete atos impulsivos: “Todo e qualquer ato que se caracterize pela ausência de reflexão ou controle voluntário por parte da pessoa que o comete.Age sem reflexão e não consegue notar ou observar outros filhos ao seu redor .Está paralisada  pela dor,pela tristeza, sem capacidade de agir,ou de que maneira deve proceder.Não consegue interagir, pois perdeu o controle da ação.

A maior parte das emoções costumeiras nos agitam. São inúteis e geralmente nocivas.Mobilizam uma considerável soma de energias do organismo. A razão é colocada de lado  quando somos vítimas das emoções e, em conseqüência, não somos capazes de analisar objetivamente.

Hocusay na sua velhice perdeu sua filha .Ficou aos cuidados do seu neto .Este neto vendeu tudo o que o avô possuía .Hocusay ficou em total miséria.Sem teto e sem comida resolveu bater na porta dos Monges. Conseguiu abrigo e comida, mas Hocusay não quis se sentir pesado . Começou a desenhar novamente .Desenhou o Monte Fugi em trinta e seis formas ou ângulos .Isto nos mostra que sempre haverá um novo caminho para percorrer, uma nova esperança, um novo amanhecer.Existe vários caminhos para se conseguir chegar no Cume.

Concentrando-se em si mesma é incapaz de ver as boas coisas que o cercam.A vida sempre continua.Nossos nervos são bombardeados e nossas reações são as que mais nos prejudicam.Depende de você querer ficar enlouquecido e encerrados em suas próprias prisões, ou continuar a longa estrada da vida.O triunfo começa e será alcançado quando o homem cuida de sua mente, de seus pensamentos . A Tenacidade é uma fortaleza interna que suporta pressões e tensões .É semelhante a uma blindagem interior, e desse material os que confiam em Deus são feitos.

O que se encontra diante de nós e por trás de nós, é totalmente insignificante comparado com o que há dentro de nós: “A Força de Deus”-“Deus nos conduz passo à passo”.Todo aquele que compreende o motivo pelo qual está neste mundo, toma a decisão de lutar com todas as suas forças até alcançar o outro lado da praia.Jesus sempre insiste aos que chegam até a Ele:O que tu querer que Eu vos faça?

Mt 8.23,27

E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.E eis que, no mar, se levantou uma tempestade tão grande, que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.E os seus discípulos, aproximando-se , o despertaram, dizendo:Senhor, salva-nos, que perecemos. E ele disse-lhes: Por que Temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.E aqueles homens se maravilharam, dizendo:Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Repreender forças contrárias que nos tentam destruir é ter a certeza da autoridade de Deus nas nossas vidas.Ter a confiança ao poder providencial de Deus, mesmo com o coração ferido ,em momentos de turbulência , pois “A Grande Onda” desaparecerá  e, seguirá uma Grande Bonança.

Cl3.15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos  corações.

Pastora e Psicopedagoga:” Monica Druzian”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s