MATURIDADE EMOCIONAL

Posted: 22/03/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

MATURIDADE é a capacidade de adaptar-se e de reagir adequadamente diante das várias circunstâncias da vida.

Alfred Adler disse: “É o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre tais indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos”.

Afirma William J. Reilly :”Nada há no mundo que mereçamos e que não possamos ter, desde que um número suficiente de pessoas acredite em nós”.

As pessoas imaturas , inseguras de si mesmo, acredita que “todo homem tem seu preço” porque não é fiel em suas palavras e ações. A fidelidade é questão de qualidade não de quantidade. Acreditamos em Deus porque Ele é fiel em Suas promessas – Hb.10.23.A fidelidade de Deus é incondicional- não pede nada em troca.

A capacidade de dominar-se a si mesmo de estar livre de vícios e paixões arrebatadoras é só o que pode permitir ao homem governar o próprio destino e ser realmente feliz.

O psicólogo Henry C. Link disse: “Nenhuma descoberta da psicologia moderna, em minha opinião, é tão importante quanto a prova científica da necessidade de auto-sacrifício ou disciplina para a auto-realização e felicidade”.

Se o Senhor Deus não nos dominar, então seremos dominados por outros, e seremos escravos da nossa própria vida.

Is 42.16 E guiarei os cegos por um caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar por veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles e as coisas tortas farei direitas. Essas coisas lhes farei e nunca os desampararei

A maioria dos casos de doenças por choque emocional é resultado do gotejar de emoções aparentemente sem importância. Pequenos gestos e atitudes reforça e prolonga as modificações produzidas pelos nervos.

Aristóteles em seu tratado “DA ALMA” indaga:  “Todas as emoções afetam, o complexo corpo-alma, ou há alguma dentre elas que apenas afete  a alma? Ele mesmo responde:”Se considerarmos a maioria delas , parece não haver nenhum caso em que a Alma possa  agir ou receber alguma ação sem que o corpo seja envolvido ;  por exemplo, a cólera, a coragem, o apetite, e as sensações ,em geral”. E conclui: “ Parece, portanto, que tudo o que afeta a alma envolve um corpo- paixão, gentileza, medo, piedade, coragem, alegria, amor e ódio, em todas elas o corpo é concorrentemente, afetado”.

Os materiais, os blocos fundamentais para a construção de um bom pensamento são individuais. O crescimento individual de cada pessoa faz com que sua casa seja bem edificada, e que a união do corpo e mente funcione em plenitude. Se eu não tenho sustentação para governar minha vida, eu não posso ministrar outra vida.

EC 2.14  Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas.

Sl 23.5 Unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Sl 24.7 Levantai, ó portas; as vossas cabeças;

A cabeça é a entrada , o centro da vontade.Nossa cabeça humana guia não só o nosso corpo, mas cada aspecto de nossa vida psicológica.

O Filósofo René Descartes disse:  “PENSO, LOGO EXISTO”.

Cada tipo de vida, seja vegetal, seja animal, tem sua forma particular. Quando cresce, ela se molda aos padrões de seus genitores. Torna-se aquela forma reconhecível que mostra de onde veio. Por exemplo, cada variedade de árvore cresce de acordo com a sua forma familiar. Uma bananeira tem sempre a mesma aparência. A mesma regra é verdadeira para os animais. Um cão sempre aparenta ser um cão. Reconhecemos a vida desses animais pela sua forma. Esta forma exterior é resultado da vida que está no interior deles. A própria vida presente no ser humano produz forma familiar. Não é necessário planejar, controlar ou organizar o indivíduo como organismo vivo, ele já é um ser com vida e forma próprias. O indivíduo não é uma forma vazia que deve ser manipulado ou controlado. Ele foi construído minuciosamente por mãos divina para ter vida própria.Ele é um ser existencial.

Existem organismos vivos que se transformaram em uma AMEBA.

Ameba é um protozoário de forma alterável que se locomove por pseudópode. Um microrganismo.

Os microrganismos são vistos apenas por microscópio .Ex: bactérias, vírus.Eles são capazes de produzir doenças e causar fermentação e putrefação.

O homem é um ser superior a todos os outros ,mas muitas vezes ele altera a sua consciência e deixa de pensar. Muitas vezes sua consciência é modificada por drogas, por esgotamento,por sentimentos negativos etc. A incapacidade de exprimir adequadamente suas emoções e seus sentimentos desencadeia doenças psicossomáticas:formado por dois radicais gregos: psyché, significa mente; e soma,significa corpo.Portanto, transtornos psicossomáticos são os transtornos físicos “ nos quais as emoções supostamente exercem um papel central”.

A maneira como administramos os nossos pensamentos está associado ao nosso estado de saúde ou de doença.

Mt 6.22,23 “ A candeia do corpo são os olhos,de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se porém , a luz que há em ti são trevas, quão grande serão tais trevas.

Jesus está se referindo ao nosso intelecto, as nossas emoções, ao nosso estado de consciência. O agente de adaptação do indivíduo ao meio. Em qualquer situação nova, produz um trabalho de seleção e de síntese dos elementos adequados.Forças interiores que o impulsionam para a construção para uma vida mais feliz. Uma força que nos faz avançar,libertando de bagagem desnecessária e refazendo o equilíbrio e ajustamento.

Os Amebas são pessoas invejosas .Eles não tem personalidades e não pensam,então destroem.São arrogantes, atrevidos, mentirosos, soberbos.

JESUS Cristo “…sonda as mentes e os corações”(AP.2.23).Você foi formado por Deus, portanto não é uma ameba, mas um organismo vivo pensante.Reaja frente aos ataques de que você não é ninguém. O Espírito Santo se move em você.Você tem valor.Limpe sua mente destes agentes bacterianos e comece a reagir para a vida.Não permita ser dominado por pensamentos mesquinhos e destruidor, mas uma mente amadurecida pela autoridade e poder de Deus.Não aceite ser atormentado por pessoas que dizem que você não é ninguém.Não seja escravo do mal, mas uma vida com objetivos, metas. Persista na vida ,ela é somente sua,e você ocupa lugar no espaço que é somente seu.

Rm 16.20 E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés.

Esmagar é comprimir até rebentar ou achatar, triturar, abater, oprimir.Em breve não significa “logo” mas “repentinamente.

Quem domina sua cabeça?

Pensamentos dominados por Deus: Eu posso, eu consigo, sou mais que vencedor, meu socorro vem do Senhor, Deus é a minha luz e salvação, não temerei,sei que o Senhor é o meu escudo,…etc. Assim , com confiança , dia após dia , você vai destruindo a obra do mal ,e amadurecendo seus pensamentos para o bem.”SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE”.

Pastora e Psicopedagoga:” MONICA DRUZIAN”-

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s