UTILIDADE X FUNÇÃO

Posted: 03/03/2010 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

Nasci para alguma utilidade-

A utilidade é a preparação de um órgão ou processo para funcionar de modo a garantir a sobrevivência biológica ou o ajustamento psicológico de um organismo.

O organismo humano é um sistema psicofisiológico, apto a desempenhar funções determinadas pelas suas estruturas físicas e psíquicas. É  possível , assim, considerar o organismo de acordo com todas as funções que empiricamente se sabe serem por ele desempenhadas , incluindo as que, no nosso atual estado de conhecimentos, são chamadas psicológicas. O organismo é uma organização de conjunto de diversas partes que desempenham funções distintas, mas estão inter-relacionadas e coordenadas de tal forma que constituem um todo ou unidade sistematizada.

A anatomia e fisiologia se preocupam com a estrutura básica e a unidade funcional da vida. O inter-relacionamento entre o corpo e alma chama-se psicofísicas—as relações entre o sistema nervoso, os receptores e as glândulas endócrinas, por uma parte, e os processos mentais e comportamentais, por outra parte.

ANATOMIA HUMANA-

É  a ciência da forma e da estrutura do corpo e suas partes .

FISIOLOGIA HUMANA –

É o estudo das funções do corpo e suas partes. A FUNÇÃO é  estar em atividade ou em vigor. Realizar ,com precisão e regularidade, função ou operação para a qual foi desenvolvido ou preparado.Desempenhar com êxito, ser útil e serventia.

PSICOLOGIA-

É  o estudo do organismo em toda a sua variedade e complexidade, na medida em que responde ao fluxo e refluxo dos eventos físicos e sociais que formam o meio ambiente.

PSICOSSOMÁTICO-

Relação mútua entre os fenômenos psíquicos (normais, anormais ou patológicos|) e os estados corporais(somáticos).

O corpo humano é um objeto físico constituído por substancias materiais. Porém nenhum cirurgião pode alcançar a mente. Podemos descrever a outros nossas experiências mentais, porém, eles não podem observar diretamente essas experiências. Podem deduzir nossas atitudes mentais pelas nossas expressões físicas- dor, alegria, etc.- mas, apenas deduzir.

A  mente é algo imaterial.Não pode ser vista, nem tocada, nem medida, nem pesada.É algo espiritual, o que não significa que não seja real, que não exista.

A relação entre mente e o corpo é muito estreita. A mente e o corpo se encontram tão estreitamente relacionados que nem sequer um só pensamento ou disposição de animo pode surgir sem refletir-se no organismo físico.

Conta um médico que, uma paciente chegou ao pronto-socorro em um estado deplorável. Tinha tentado o suicídio. Tomou um copo de veneno, e ,muitos órgãos  estavam sem a sua função.A equipe dos melhores médicos entraram em ação para salvar a vida daquela jovem .Seu nome –DORALICE—Qual teria sido o motivo  da desilusão pela vida?Uma jovem linda e perfeita tinha perdido o sentido da vida.

A luta da equipe dos melhores médicos não foi em vão. Reconstruíram  vários órgãos, tecidos, células,enfim, fizeram uma obra de arte para que Doralice pudesse voltar  a viver.

Doralice aparece nas redes de televisão, juntamente com a equipe dos melhores médicos. Um fato verídico. Os médicos tinham salvado a vida de Doralice.

Depois de alguns meses Doralice recebe alta e volta para casa.

Não houve uma preocupação em saber do motivo da tentativa de suicídio. A desilusão, a frustração, o sofrimento, as decepções, a insegurança, o descontentamento.Aquela linda jovem tinha perdido a vontade de viver.A vontade torna assim o homem livre e ao mesmo tempo responsável, porque é senhor de si mesmo.A vontade é capaz de exercer um grande influência  sobre as operações do espírito porque pode impor uma direção a atividade intelectual e orientar em determinado sentido a corrente dos pensamentos.É ela que, na atenção voluntária, concentra toda a atividade psíquica no objeto que ocupa o foco central da consciência. Pelo seu esforço ainda, associamos e dissociamos idéias, facilitando a imaginação o seu trabalho criador. A vontade é o maior de todos os poderes e seu uso persistente e tenaz proporciona ao homem o poder de vencer todos os obstáculos. Está  provado que a vontade humana destrói, assim como repara, os tecidos humanos, podendo também modificar as substâncias materiais, a ponto de comunicar-lhes propriedades novas.A potência da vontade não tem limites. É a essência do homem e a essência de tudo; é a força espiritual por excelência, a própria essência da vida.

Novamente uma paciente entra no mesmo hospital  : tentativa de suicídio.A correria para salvar a vida da paciente foi enorme , mas não havia nada mais a ser feito.Estava morta .Aquela linda jovem era novamente DORALICE.Sua vontade: MORRER.

SALMO 55.22

Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te “SUSTERÁ”; nunca permitirá que o justo seja abalado.

“SUSTERÁ”- MANTER, NUTRIR, PROVIDENCIAR, SUPORTAR, PROTEGER, DEFENDER;

Fornecer os meios necessários para a vida. Deus sustentará, nutrirá e manterá toda pessoa que reconhece que  a carga de um tratamento cruel pode ser carregada apenas por Deus.

HB13.6

E, assim, com confiança, ousemos dizer: O SENHOR É O MEU AJUDADOR, e não temerei o que me possa fazer o homem.

Somente o Senhor Deus pode nos sustentar, amparar, fortalecer, apoiar.Deus está sempre preparado e pronto para correr em direção ao alívio de seus filhos oprimidos quando eles gritam por seu auxílio.

Quantos transtornos sofrem a humanidade. Nervosismo, instabilidade, compulsão, depressão, ansiedade, agitação, desequilíbrio emocional, etc.

HB13. 5 Disse-Deus:Não te deixarei, nem te desampararei.

Quando colocamos a nossa confiança em Deus, somos abençoados por inteiro: corpo, alma e espírito. HB13.6  E, assim,com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu AJUDADOR, e não temerei o que me possa fazer o homem.

Tenha força de vontade e lute pelos seus ideais. A fé  de querer vencer. Ela não é uma ponte sobre águas inquietas, mas um caminho através delas. Discernir entre o caminho e a fonte de quaisquer dificuldades encontradas e deixar tudo que atrasa nosso progresso.

Estou escrevendo este texto com apenas uma das minhas mãos. Estou com um dos meus braços imobilizado por causa de uma cirurgia. Eu realmente nasci novamente. Estou viva.

A fé olha para aquele que promete; a esperança olha para as coisas prometidas. HB 10.23 FIEL É O QUE PROMETEU. Deus é imutável. Ele não muda. Deus me prometeu benção e prosperidade; Ele é meu refúgio, SEGURANÇA, ANCORA DA MINHA ALMA. Retenho minha esperança proposta. Saberei esperar com fé e esperança e,  ao tempo de Deus ,estarei tocando novamente meu violão para honra e glória deste DEUS que é meu maior amor.

Devemos compreender e não questionar Deus. Ele é o criador e nos somos suas criaturas.

Os médicos cuidam da estrutura, os fisioterapeutas cuidam das funções, o psicólogo e psiquiatra cuidam  do comportamento .Do organismo vivo por inteiro somente Deus pode cuidar.

A chave para um bom funcionamento de um corpo é a união. A unidade dos membros é a carta de recomendação para o êxito de um corpo. A união traz uma força incrível, a divisão destrói. Sempre que uma organização começa a brigar entre si, ela se acaba. LC. 11.17,18- Jesus disse: Todo o reino dividido contra si mesmo será assolado; e a casa dividida contra si mesma cairá. Todo o sistema corporal se interliga. Nenhum sistema pode viver isolado.

A missão de cuidar do corpo, alma e espírito dependem da perseverança, resistência, firmeza, tolerância. A capacidade de continuar a suportar dificuldades sob diferentes circunstâncias, não com complacência passiva, mas com atividade ao cansaço e derrota.

HB 10.36  Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Pastora e Psicopedagoga-MONICA DRUZIAN.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s