CIÚME OU AFETO

Posted: 12/11/2009 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

42-19710594Ex 17.10,15-  Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas, quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. E Moisés edificou um altar e chamou o seu nome:” O Senhor é Minha Bandeira”.

Altar- centro da atividade diária.

A mente é comparada como um altar.Este altar pode ser usado para o bem , ou para o mal.

O ciúme é um sentimento destrutivo.Este sentimento doloroso é causado pela suspeita de infidelidade da pessoa amada. Uma angústia provocada por sentimento de posse, zelo, cuidado.Deste amor excessivo surge o sentimento de egoísmo.O egoísta é a pessoa sem consideração aos interesses alheios.Refere tudo ao próprio eu.O indivíduo egoísta é fraco, e, muitas vezes age como uma criança mimada.Mesmo tendo tudo , deseja as coisas dos outros.Tudo é dele. Não sabe dividir.Geralmente a pessoa egoísta é ciumenta e insegura,mas, também é arrogante e orgulhosa.Se aproveitam dos outros e nunca estão satisfeitas com o que possuem. Com isso faz da vida do parceiro um verdadeiro inferno, e passam a atribuir toda a culpa aos outros, nunca a si mesmas.Esse tipo de indivíduo acredita que o mundo gira apenas ao seu redor.

Este tipo de sentimento é uma emoção muito forte que faz uma pessoa murchar.Todos se afastam deste tipo de indivíduo, pois, seus pensamentos são apenas para destruição.Ele estrangula a nossa alma e nos afasta das pessoas a quem amamos.Geralmente este sentimento acontece com mulheres que tentam afastar os esposos da sogra,ou, mães que querem a posse de seus filhos,mesmo eles estando casados.Na verdade , o ciúme surge bem no início da vida de uma pessoa.Do mesmo modo que a criança desenvolve a capacidade de demonstrar afeto, elas também desenvolvem a capacidade de sentir ciúmes.Esses sentimentos muitas vezes são emoções gêmeas- uma positiva outra negativa- Uma vez que essa emoção surge bem cedo na vida de uma criança, sendo os pais, deverão ser cautelosos para não demonstrar favoritismo por uma criança ou por outra.No caso de ,nora e sogra, ou genro e sogra, não querer moldar , mas respeitar cada um o seu espaço.

Quo Vadis conta a história de Lygia, uma jovem rainha que nos primórdios da era cristã, foi capturada e levada para Roma. Justamente com a moça, foi seu servo Ursus, homem de grande estatura. Ambos eram cristãos e deveriam ser lançados às feras. Chegou o momento de sua morte. No anfiteatro achavam-se milhares de espectadores. O gigantesco Ursus foi levado para o centro. Ele se ajoelhou para orar e permaneceu de joelhos, não tencionando oferecer a mínima resistência. Foi então que um touro bravo se arremeteu arena a dentro, em direção a Lygia. Ao ver sua rainha ameaçada, Ursus agarrou o animal pelos chifres. Travou-se uma luta feroz: a força bruta do touro contra a força e o coração do gigante. Os pés do homem e as patas do animal estavam a se enterrar na areia. Depois, a cabeça da fera foi-se abaixando lentamente. Na quietude do estádio, ouviu-se o estalido dos ossos do pescoço do touro se quebrando. Em seguida, Ursus dirigiu-se para su rainha, libertou-a gentilmente das amarras, e carregou-a dali.

Pessoas maldosas, egoístas, feras bravias , se levantam contra vidas sem dó ou pena.Sentimentos mesquinhos que tentam destruir famílias.São forças invisíveis que surgem para destruição.Estas forças malignas trabalham diariamente na mente de milhares de pessoas. São implantadas em corações rebeldes, egoístas, ciumentos; espíritos de posse, de possessão.O espírito opressor, leva sua presa para uma opressão tão violenta, que muitas vezes não se percebe quem é o opressor ,ou, quem está sendo oprimido.

Não podemos ter medo do opressor.O cristão tem o Senhor Deus como absoluto das suas vidas.Uma das maneiras de se libertar do espírito opressor é através da oração.

A oração é a chave para o discernimento das estratégias do opressor.Mais ainda, a chave para desfazer os pensamentos de destruição que surgem nos pensamentos.

Daniel era um homem que orava três vezes ao dia. Ana foi uma mulher que sendo estéril, não desistiu de orar, até Deus lhe abençoar com filhos.Moisés não desistiu de orar pelo povo que conduzia.Mesmo cansado ,não baixava a guarda. Suas mãos estavam levantadas para o céu, pedindo à Deus a libertação dos seus inimigos.

Aprenda a meditar na palavra de Deus. Aprenda a refletir entre o certo e o errado.Somente Deus tem o poder de destruir  o boi. Jesus Cristo nos pede para vigiar e “ORAR”.O destruidor não está fora, mas dentro, nos pensamentos.

Se os teus pensamentos forem bons, todo o teu corpo será bom.É preciso um esforço para um crescimento.Medita e reflita com profundidade se estes pensamentos traz algum benefício.

Um dia Eliseu pediu que o seu servo olhasse para outra dimensão. A resposta veio imediatamente: Ele viu “que o Monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”.Ver o invisível é a chave de uma oração vitoriosa. Discernir entre o bem e o mal .Vendo o plano de ataque do adversário e percebendo a surpreendente força de ataque angelical enviada por Deus.

Então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu Senhor! Que faremos?

E ele disse: Não Temas, porque mais são os que estão conosco do que estão com eles.E “OROU” Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abra os olhos,para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o Monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Sua alma está sendo envenenada ou edificada? Você tem a escolha para o bem ou para o mal.Um altar destruidor ou um altar sustentador.

                                              Pra. e Psicopedagoga;”Monica Druzian”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s