A RAIZ NÃO ESTÁ MORTA

Posted: 12/11/2009 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

42-19216229Mc 1.29,31  E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André, com Tiago e João. E a sogra de Simão estava deitada, com febre; e logo lhe falaram dela. Então, chegando-se ela, tomou-a pela mão e levantou-a; e a febre a deixou, e servia-os.

Febre- Síndrome caracterizada por aumento da temperatura .Exaltação do espírito.

Hipocondria- Na psiquiatria é um estado mental em que há depressão e doentia preocupação com a própria saúde. O Hipocôndrio é cada uma de duas regiões súpero- laterais do abdome.

Hipocondríaco é um adjetivo que qualifica uma pessoa que tem medo da morte.

O indivíduo hipocondríaco sente uma forte necessidade de tomar iniciativa para ficar curado, mesmo, que não esteja certo ,ele encontra respostas para o seu temor nos remédios.

“Salvar “ e “Curar” são virtualmente palavras intercambiáveis na língua grega; e “doença” pode referir-se amplamente a qualquer fraqueza ou incapacidade, moléstias ou pecado- qualquer coisa que haja de errado na vida. Em outras palavras, a oração de fé opera para fazer o bem em qualquer área que tenha havido algum problema.

A sogra de Pedro estava com Hiportermia-  …Poderia ser um estado depressivo.Não se diz qual a causa da febre.Apenas que estava acamada.Nota-se , que a atenção e o e carinho de Jesus ao tomá-la pelas mãos e , levantá-la da cama, faz com que a febre passe.

Muitas vezes existe um fracasso diante das lutas pela vida.Como quando perdemos alguém que amamos muito, quando os filhos crescem e se casam, quando há separação conjugal, enfim, quando entramos em algum conflito emocional consumidos por pensamentos negativos, o indivíduo começa a se isolar do mundo,a afasta-se das pessoas ,e, não quer diálogo,torna-se solitário.Entra em um caminho traiçoeiro de rejeição, e as armadilhas dentro de sua cabeça começam a trabalhar para levá-lo à morte.

Você pode ficar nesta mesmice : permanecer dentro de sua casa, de sua cama, se drogar, se destruir, chorar, espernear ,não amar. Ficar aí julgando o mundo e endurecer o coração, ou resolver viver. Existe uma linha muito tênue que, se for cruzada, pode ser fatal! É a linha que separa o despontamento da raiva. Entre ser ferido e odiar, entre a amargura e a culpa . Se você está se aproximando desta linha , dê um passo para trás e reflita:Por quanto tempo ainda vou permanecer morto por causa do meu desapontamento?

Chegará um momento em sua vida que  terá que tomar uma atitude. Lutar para se curar.

Jesus, no momento do sepulcro vazio, estava ressurreto . Mais uma vez se revestiu de carne, colocou roupas humanas e foi em busca de corações feridos.Jesus optou pela batalha e lutar contra Satanás, para poder nos dar vitória daquilo que não poderíamos vencer sozinhos.

 Desapontamento é causado por expectativas não satisfeitas.Os infortúnios e as tragédias , não são motivos para se desiludir da vida.Quando se está no túnel, o mundo fica escuro, mas é preciso caminhar para se sair da escuridão.Não se pode ficar no meio da tempestade, tem que correr para se abrigar em algum lugar..Andando pelas estradas, vai notar que, um pouco mais à frente nem choveu!Assim é com o ser humano.Não se pode deixar o doente sem médico, a ferida sem remédio.Precisa buscar socorro, precisa pedir ajuda!Ter a coragem de reconhecer: Eu estou com febre…!Preciso de ajuda!Estou doente!Quero me curar!…

Davi era pobre e desprezível. Significava que a sua família não possuía posição social importante e que ele não tinha dinheiro para o dote da filha de Saul.

Saul pediu a Davi que, se ele lhe trouxesse cem prepúcios de filisteu ,Saul lhe daria sua filha.

Davi trouxe ao rei duzentos prepúcios dos filisteus.Prepúcio é o órgão genital do homem. Davi fez  isso porque não tinha dote, ou dinheiro.Entregou os prepúcios , para que fosse genro do rei. Sucedeu, porém, que ao tempo que Merabe, filha de Saul, devia ser dada a Davi, ela foi dada por mulher a Adriel, meolatita.(1 Sm 18.19)

Saul então prepara um laço para Davi dando-lhe a outra filha para esposa , cujo nome era Mical.

Esta mulher lhe fez muito infeliz. Estava sempre emburrada, mal humorada, não tinha prazer em ver a alegria do marido.Não respeitava seu Deus.

Assim subindo, levaram Davi e todo o Israel a arca do Senhor, com júbilo e ao som das trombetas. E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho.(2 Sm 6.14 .)

Davi saltava: Tal alegria( literalmente “rodopiava”, “ movimento giratório”).Esta alegria acompanhava todas as grandes vitórias.16- E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, “filha de Saul”, estava olhando pela janela e , vendo o rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração.Disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem vergonha se descobre qualquer dos vadios.21- Disse, porém, Davi a MIcal: Perante o Senhor que me escolheu a mim antes do que teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, perante o Senhor me tenho alegrado. 22- E ainda mais do que isto me envilecerei e me humilharei aos meus olhos.23- E Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.

Descobrindo-se significa desvestindo-se da sua túnica real e vestindo apenas o diminuto éfode sacerdotal. Vadios- uma referência a pessoas comuns.

Quantas pessoas se encontram amarradas por vidas secas. Estas vidas também querem levar a outra para o mesmo lodo. São pessoas infelizes, que não aceitam a felicidade do outro.

Davi sofreu  um grande desapontamento.Ficar à mercê de uma jararaca.Davi só não morreu no seu interior, porque Deus estava com ele. Mas Davi passou por muitos conflitos: inseguranças,carência,guerras espirituais.Muitos Salmos escritos por Davi são de pedido de socorro.Ele sempre estava pedindo para Deus: me  fortaleça, me anima, me sustenta com Tua destra.E mesmo assim , fraquejou por uma grande paixão.Se apaixonou por Bate-Seba.Este envolvimento o levou a um grande conflito.

Muitas pessoas estão vivendo dilemas parecidos com este de Davi. Quantos homens horrorosos,faz da vida da esposa um sepulcro.Homens e mulheres sofrendo sem achar solução.Não conseguem achar uma saída.Davi só conseguiu vencer porque “Deus pelejava com ele.Todos os momentos de angústias e despontamentos Davi se humilhava na presença de Deus.Ele sabia que sem a ajuda de Deus ele não seria capaz de vencer.Somente Deus , não existe outro caminho.

Salmo 121 1,2   Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.

Deus vem com toda Sua força para restaurar.Não és tu que sustenta a raiz, mas a raiz a ti (Rm 11)Nos galhos secos da árvore brotará ramos novos.Parece morta, mas a raiz está viva.Não chores; eis aqui o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para te dar vida. (Ap.5.5)

 O paralítico não se movia. Ele via os seus membros, mas não conseguia movimentá-los.Ele estava totalmente dependente. Um corpo que precisava de um milagre.Ele apenas gritou: Filho de Davi, tenha misericórdia de mim!

A raiz dos justos não será removida. A Raiz de Davi está lhe estendendo a mão.Mesmo fustigada pelas tempestades, a árvore não morreu. Então , você está viva …………!

Is 11.l- Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.

                                                Pra. e Psicopedagoga:”Monica Druzian”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s