A LÍNGUA USADA PARA O BEM OU PARA O MAL

Posted: 12/11/2009 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

42-22098050Pv 6.l6,19 Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

O semeador de contendas é uma pessoa dominadora.

Domínio é querer a posse. Exercer domínio, poder.

Jezabel casou-se com Acabe , rei de Israel.Possuía temperamento masculino, e exercia grande império sobre o marido.Adorava fervorosamente a Baal; e era muito intolerante.Para ser-lhe agradável, Acabe mandou erigir um templo a Baal em Samaria .Mandou matar todos os profetas de Jeová . Era uma mulher dominadora. Tinha que ser do seu jeito.Não respeitava ninguém.Jezabel não trazia paz.Era falsa ,hipócrita.Até o profeta Elias fugiu ,com medo das ameaças desta mulher.1Rs 19.

Deus nos orienta com o cuidado que devemos ter com a nossa boca. A língua é um pequeno membro, mas seu poder e influência para o bem e o mal são desproporcionais ao seu tamanho. Ela pode ser usada para a sabedoria divina ou diabólica. A sabedoria divina é aquela que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. O fruto da justiça, semeado com paz, para os que exercitam a paz.

A semente diabólica provoca um conflito interpessoal. A fonte é uma natureza contenciosa e egoísta. Quer sempre o lugar do outro. Vive no domínio dos cinco sentidos, preocupado apenas com sua vida.Cobiçoso e invejoso. Combate e guerreia dentro dele mesmo para a destruição. Controlam pessoas por detrás.Para conseguir o seu intento, ele sempre suborna alguém.Ele domina um subalterno, um dependente, para que este leva avante seus planos malignos.

Pv6.12,14 O homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca.Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos.Perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas.

BELIAL significa, literalmente: falta de valor, maldade,representam os homens maus.

Tipo da mulher serpente. Acena com os olhos, fala mansamente, faz sinais provocantes  e hipnotizador , até prender a presa.Depois que ela consegue laçar , destruirá : Famílias, adolescentes,igrejas,etc.Seus pensamentos serão sempre para a destruição.

Deus pede para sermos prudentes para escaparmos deste tipo de laço. A maldade pode estar escondida no recôndito do seu próprio coração Deus vê e consegue ouvir os pensamentos ocultos do ser humano. Ele pede para pensarmos antes de falar.A vida está no coração do homem.Dele procede a vida, ou a morte.O coração é o intelecto, atenção, mente, ser interior, sentimentos internos, pensamentos mais profundos, ego.

Amar a Deus de todo o coração enfatiza e afirma que o Senhor sempre é capaz de distinguir e analisar o que ocorre dentro do interior do homem. O rei Davi sempre ia à presença de Deus antes de tomar qualquer atitude. Salmo 139.23-Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. 24-E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Os puros de coração são as pessoas semeadoras da paz. Pessoas cândidas, inofensivas,sem malícia, inocente.

Uma pessoa corrompida tende a rejeitar o sobrenatural, os ensinamentos do Alto. Elas são vazias. Dentro delas existe um vácuo; vivem para o mal, a confusão, injúrias, afronta, insultos.São pessoas destruidoras.

Mt 13.24 ,25  O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo;mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo.

O joio era comum na Palestina e muito parecido com o trigo; não é possível distingui-lo do trigo até o grão aparecer na época da colheita. Os filhos do Reino de Deus, vive com os filhos do Reino do mal.Não se consegue distinguir as pessoas que vivem juntas na sociedade humana. Quando o joio solta fruto então ele se identifica.

Mt 12.33 Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto , bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.

Analogia- ponto de semelhança entre coisas diferentes. Semelhança. Parecem idênticas, mas são diferentes.

Essa analogia demonstra que o semeador de contendas ultraja a divindade, a religião, ou pessoa ou coisa respeitável. Ele não tem caráter.Sua maldade não está nos lábios, mas no coração.Os fariseus difamaram o Espírito Santo atribuindo reconhecidamente seu trabalho para o diabo,cometendo assim, o “pecado imperdoável.”Seu pecado não foi um ato de impulso ou ignorância,eles sabiam o que estavam fazendo, um ato intencional da maldade.

Quantas pessoas são destruídas pelas injúrias dos lançadores da semente do mal.Jogadores profissionais da discórdia.Não dormem sem jogar o joio .São pessoa felizes pelas desgraças alheias.

Nem sempre eles serão identificados,pois, são astutos,silenciosos,ágeis .Sempre serão tidos como: Santinhos, bonzinhos,amiguinhos.Manipulam seus subordinados, que sem perceberem entram em emaranhados de confusão.O semeador de contenda sempre fica do lado de fora, esperando a bomba, a explosão.Sua peçonha mortal é sempre jogada de longe.Está lá, sentado no seu cantinho como sempre. Ninguém desconfia que aquela pessoa é um destruidor.

Somente Deus tem o poder de discernir o joio do trigo.Na hora da colheita Ele separará o bom do mau.Pv 23.26 Deus disse: Dá-me, filho meu, o teu coração.

Somente  Deus tem o poder  de reconhecer as hostes infernais do mal.Somente Deus tem o poder de nos livrar da semente maligna. Vamos pedir ao Pai do céu misericórdia.Clamar ao Senhor Deus que : Não nos deixes cair em tentação, mas, livra-nos de todo o mal.

Ml3.12 ,18 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa.Então , aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve.

                                                          Pra. e Psicopedagoga: “Monica Druzian.”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s