A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ

Posted: 12/11/2009 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags: ,

42-23208298Ez 18.1,4  Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram? Vivo Eu, diz o Senhor Jeová, que nunca mais direis este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.20- A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.21- Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, certamente viverá.

Transgreção- quebra, infração, rebelião, violação,

Transgredir- passar além de , desobedecer-“Rebelar-se contra”.”Revoltar-se”por algo.

Judas Iscariotes- Um dos apóstolos do Senhor, que entregou Jesus aos quadrilheiros dando-lhe um ósculo. A julgar pelo seu caráter, acompanhava Jesus dominado pelo interesse que ele tinha sonhado no reino de Cristo.Judas exercia o cargo de tesoureiro e era o que trazia a bolsa. Quando Maria de Betânia, quebrou a redoma de alabastro e derramou o precioso bálsamo sobre a cabeça de Jesus, Judas, em seu nome e de seus companheiros, denunciou este ato como sendo um desperdício, pois poderia vender-se o bálsamo, aplicando ao sustento dos pobres. Jesus repreendeu-o carinhosamente, mas provocou nele um profundo ressentimento; e levantando-se foi ter com os príncipes dos sacerdotes, oferecendo-se para entregar a seu Mestre.Jo 13.2-“Um de vós me há de entregar” …! Apenas um iria entregar, mas a fofoca era por detrás dos panos. Parece se ouvir o comentário: Como Ele pode permitir uma mulher fazer um estrago destes? O que Ele pensa que é?Um rei sem coroa, um rei sem dinheiro, um rei sem governo?Jesus então diz ao agitador, ao infrator, ao rebelde:”O que fazes, faze-o depressa”.

Judas então movido pelo espírito de revolta , vai até os príncipes dos sacerdotes, e vende Jesus por trinta moedas.E diz: Ao que eu beijar .Então Judas chega perto do Mestre e diz:”Mestre, beijando-o na face.

O que faz uma pessoa ser tão desumana? Pagando o bem com o mal, sem ter nenhuma gratidão.Judas ao menos se arrependeu. Despertou em Judas o sentimento de sua enorme culpa e foi ter com os príncipes dos sacerdotes para dizer-lhes:”Pequei, entregando o sangue inocente”,e lançou diante deles as trintas moedas de prata.A sua consciência não estava tão cauterizada como a dos príncipes dos sacerdotes, que, tendo seduzido o infeliz apóstolo, agora arrependido, viram-lhe as costas, dizendo:” Que nos importa? Isso é contigo”. (Mt 27.3-Judas saindo dali foi pendurar-se de um laço, rebentando pelo meio e derramando todas as suas entranhas.

O Salmo 109 fala de inimigos que perseguiram a Davi em termos tais que encontraram paralelo no proceder de Judas.Sl 109 1,6  – Ó Deus do meu louvor, não te cales? Pois a boca do ímpio e a boca fraudulenta estão abertas contra mim; têm falado contra mim com língua mentirosa. Eles me cercaram co palavras odiosas e pelejaram contra mim sem ‘CAUSA’.Em paga do seu amor, são meus adversários; mas eu faço oração. Deram-me mal pelo bem e ódio pelo meu amo.    -Pessoas que se diz amigas, mas são víboras-  23- Eis que me vou como a sombra que declina; sou sacudido como o gafanhoto. 24- De jejuar, estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece.

“O HOMEM É SEU PRÓPRIO INIMIGO”.Movido pela impulsividade , ele destrói-se a si mesmo.Por não saber se controlar se dá um grande prejuízo direto ao indivíduo .Esta revolta, este ódio, se volta para o seu interior, e fracassa em dominar as influências de ressentimentos , que lhe prejudicarão ou frustrarão de alguma forma, até cometer um delito .

Como pode ,filhos criados com tanto amor, de repente se tornarem em verdadeiros monstros?

Como um pai que criou a filha com tanto amor, de repente acaba por estuprar e violentar a própria filha?

Vários casos são passados nos jornais todos os dias. Absurdos horripilantes .O que pode levar uma filha ,tramar com o namorado  a morte de seu próprio pai?

Inúmeras vezes o pai protegeu, cuidou.Ultimamente este homem não fazia outra coisa à não ser querer o melhor para sua filha.Quando nos encontramos imprevistamente com obstáculos, nos encolerizamos e a cólera leva, quase sempre, a certas formas de conduta irracional:falamos ruidosamente, batemos com os pés ou jogamos as coisas violentamente.Uma conduta infantil.Tal conduta não é racional e está sobrecarregada de emoção. É instintiva e não nos ajuda a sair da situação difícil.Podemos dar saída à energia, porém, depois de descarregar a cabeça, o problema ainda estará presente. A ação regressiva é ineficaz e, muitas vezes, humilhante. Quase sempre nos envergonhamos de haver perdido completamente o domínio de nós mesmos.Consegue-se um alívio e uma solução falsa e não permanece para as dificuldades e os conflitos que não satisfaz permanentemente . Quando contrariado, a pessoa se encoleriza e antes que chegue a pensar, já estará gritando ou quebrando qualquer coisa.O estalo emocional. Não consegue refletir. O indivíduo não aceita ser criticado , sempre acha que está fazendo o correto.

Pessoa amargurada. A lembrança da humilhação, o sentimento de vergonha, a falta de confiança dos pais. Ela acha que cresceu. Tem o direito de escolher seu próprio caminho, mesmo que não seja o caminho certo.Não é justo ser tratada como criança. Um coração cheio de mágoa e desapontamento.Aquele que poderia ser seu herói, que poderia ter feito a diferença o decepcionou.Judas achava que iria ter riquezas . Quando  colocados como juízes , então surge a  revolta. Quando queremos moldar o outro do nosso jeito, vem a decepção.

A tragédia revela o caráter da pessoa. A tragédia da crucificação revela que aqueles homens não tinham nenhum caráter.Jesus só cometeu o bem.Deram-lhe mal pelo bem, ódio pelo amor.Os gritos dos frustrados ecoava no ar. Vozes distorcidas e caluniadoras gritavam em zombaria: “Que droga de rei dos judeus você é? Faça um milagrezinho, e desce desta cruz!Salva-se a si mesmo!

Nem a dor do prego foi capaz de silenciar aqueles abutres, aquelas cobras venenosas, línguas do inferno.O prazer da desgraça estava estampada no rosto dos incompetentes.

Aquela adolescente também apareceu de longe , no velório de seu pai.O funeral acabou. O que vem a seguir é o sepultamento.À sua frente, você vê seis homens carregando o caixão que leva o corpo. A mulher atordoada, entorpecida pela tristeza chora. De repente, uma adolescente aparece ao longe . Não chora.Seu olhar é de prazer. Parece que desejava ver aquela cena há muito tempo.  Seus pensamentos: Morreu tarde, agora não me importunará mais.Um coração cheio de mágoa e ressentimento. Quando despertar para a realidade será tarde demais.Não terá mais volta.

Deus diz que: A alma que pecar , esta morrerá .Mas  se o ímpio se converter de todos os seus pecados, certamente viverá.

O ladrão na cruz, ao lado de Jesus. Alguma coisa acontece àquele ladrão. Suas palavras foram: “Recebemos o que os nossos feitos mereciam… Mas este nenhum mal fez”.

Aquele ladrão sabia que um homem inocente estava sofrendo uma morte injusta, sem ter qualquer reclamação em seus lábios. E, se Jesus pode fazer isso, então , Ele realmente é quem diz ser: O Filho de Deus!- Então os olhos do ladrão se encontram com os olhos de Jesus ,e diz: “Senhor, lembra-te  de mim, quando entrares no teu Reino”.

Para todo o ressentimento, para tanta revolta , basta apenas pedir perdão.

Jesus então dirá ao Pai Eterno: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que estão fazendo.

                                                                     Pra. e Psicopedagoga:”Monica Druzian”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s