TELETON – FELIPINHO E SUAS MOEDINHAS

Posted: 26/10/2009 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags: , ,

teleton-300x177Mc 12 .41,44

E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos depositavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, depositou duas pequenas moedas, que valiam cinco reais. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva depositou mais do que todos os que depositaram na arca do tesouro; porque todos ali depositaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, depositou tudo o que tinha, todo o seu sustento.

Uma moeda era a menor moeda em circulação n a Palestina, e valia cerca muito pouco. O importante para Jesus não é a quantia da oferta, mas o compromisso e sacrifício que isso representa.Ele julga nossa oferta não pela quantia que doamos, mas por quanto deixamos depois de termos dado.

Lc 21.1,4

E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; e viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos esta pobre viúva, porque todos aqueles deram como ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza deu todo o sustento que tinha

Jesus não critica o doar em público, mas condena a esmola para um pretesto, que ostenta vaidade e que atrai atenção.

O Brasil inteiro conhece a historia do menino Felipe. Com apenas sete anos de idade, foi tocado pelas crianças deficientes do TELETON. Estava assistindo o SBT, e, ficou impactado pelas criancinhas sem perninhas, sem bracinhos; criancinhas sem poder falar, andar.Então Felipe tomou uma atitude digna: vou ajudar estas crianças.  Pegou seu cofrinho com apenas oito reais,e, pediu aos seus pais para levá-lo ao SBT. Queria fazer parte na construção do Hospital . Com sua pequena oferta poderia também colaborar.

Aquela cena tocou profundamente o coração do povo brasileiro.Através daquela atitude foi criada a corrente do bem.Os mais humildes ,também poderiam ajudar. Todos poderiam colaborar nesta construção . Um hospital em prol das crianças deficientes.

Felipe e seu avô se uniram nesta causa. A corrente do bem cada ano aumentava :um cofre maior, uma sacola, uma mochila, uma mala,etc.Um povo humilde ,doando seu melhor:uma moeda.

O ano passado quando Felipe entrou com suas moedas , ele falou para o Silvio Santos:Um dia eu ainda vou ver  naquele placar: “Corrente do Bem!” Silvio  Santos olhou para aquele humilde menino e sorriu.Parecia que queria dizer: Vai ter que comer muito feijão !

 Felipe não deu bola e continuou sua missão.Agora já estava com dezoitos anos.Tinha amadurecido. Ele aprendeu o que é amar.Um sentimento capaz de tornar o homem disponível, capaz de se doar, de se entregar para o bem comum; o bem do próximo.Dentro de sua alma reside  a esperança, e um desafio: Conseguir o seu ideal-Respeito mútuo, fidelidade nos seus propósitos para ajudar o próximo.

Felipe e seu avô resolveram bater o recorde de arrecadação.Os dois sairam distribuindo cofrinho pelas escolas, pelos estabelecimentos, pelas casas.Um trabalho árduo. Muitas vezes Felipe viu seu avô cansado sentado na sarjeta.Havia uma exaustão física naquele homem, mas ele queria demonstrar ao seu neto uma fortaleza.Não queria passar desânimo.Mas os seus esforços foram além e, Seu avô acabou morrendo.Foi um grande choque para Felipe.

Felipe continuou sozinho. Mesmo com a dor e o sofrimento da perda do seu Super Avô ,ele continuo  e disse: Pelo meu avô e por todas as crianças deficientes!Vou conseguir!

Mais um ano se passou.O dia do TELETON chegou. Todos doando, ofertando,telefonando. Cantores, atores,enfim,uma grande festa.

No ultimo dia já quase para terminar o programa, entra no palco o nosso querido Felipinho. Ele carregava  duas malas de moedas. Mais um desafio cumprido .Mais uma etapa vencida.

Silvio Santos lhe pergunta: Onde está o seu avô? E ele responde: Morreu!

O seu semblante era de tristeza.Mas havia tanta criança precisando de amor, que ninguém notou a dor  do adolescente Felipe..Agora teria que continuar sozinho.Ser forte como seu avô.

Colocaram ao lado de  Felipe ,  um representante de um cartão muito famoso . Seu envelope era de RS 3.500.000,00 .As moedas de Felipe eram apenas de RS 362.000,00.

 Silvio Santos perguntou a Hebe Camargo: quanto você acha que tem neste envelope? Ela e Claudia  Leite  responderam vários valores .Enfim, Silvio Santos falou o valor, e a multidão gritou pela quantia recebida.Não notaram a presença de um jovem humilhado, machucado.A Hebe Camargo falou ao Silvio Santos: Você não vai ver a quantia do Felipinho?Silêncio!                                                                                                                                                  O que a maioria nem poderia imaginar era que ,aquelas moedas foram conseguidas pela classe dos mais humildes, dos menos favorecidos, dos pobres, dos assalariados,etc. Classe unida em amor, “ A Corrente do Bem “. Um povo que abraçado pela paz.Mesmo que aos olhos de muitos, possa parecer insignificante. O nosso Herói estava no palco.

  Muitas crianças mudaram suas atitudes . Passaram a olhar o ser humano com amor.Somente  através do  gesto do menino Felipe.Não importa se o placar não foi acesso para a Corrente do Bem. O que importa é o que Jesus Cristo  viu em secreto, ocultamente cada mão estendida para o TELE TOM.Como disse Silvio Santos:Mãos que se abriram para ajudar seu semelhante. Um povo sofrido, mas que acredita que o amor pode vencer.Um povo que se deixa abraçar e ser curado, somente através do amor mútuo.Uma benevolência invicta e boa vontade inconquistável ,sempre procuram o bem maior da outra pessoa, independentemente do que ela faz ou possui. É o amor auto-concedido que dá livremente sem pedir nada em troca . Sem considerar o valor de seu objeto.Um amor incondicional , daquele que deu o seu melhor,   tudo o que tinha: Uma Moeda.

Quando Airton Sena chegava com seu possante carro ,todos podiam ouvir: TAM<TAM<TAM<TAM………….Airton Sena do Brasil…………………..

O mundo, o Brasil, os céus aplaudem o menino Felipe  . O placar está acesso  com a seguinte frase. “ESTAMOS ORGULHOSOS “- A CORRENTE DO BEM AGRADECE E DIZ: NÓS TE AMAMOS.

FELIPINHOOOOOOOOOOO DO BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

                                                       Pra. e Psicopedagoga:”Monica Druzian.”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s