SOU UMA ÁRVORE PARA DEUS

Posted: 02/10/2009 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

42-19783055Juízes 9.8…

Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós.

Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria labutar sobre as árvores?

Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós.

Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria labutar sobre as árvores?

Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós.

Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria labutar sobre as árvores?

Então, todas as árvores disseram ao espinheiro? Vem tu e reina sobre nós.

E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis rei sobre vós, vinde e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano.

A Acácia é um espinheiro do Egito. Tem a aparência de uma árvore seca, com uns 4 metros de altura, vestida de folhas e adornadas de flores brancas.Cresce na África, na península do Sinai e nas praias do mar Morto. Produz a goma arábica e segrega em forma líquida solidificada com a ação do ar, com isso é também chamada da árvore das lágrimas.Quando chega à noite estas gotas brilham como estrelas. Sua madeira é muito resistente.Ela agüenta todos os tipos de tempestades.Esta foi a madeira escolhida para a construção da Arca de Noé, também escolhida para a construção da Arca Sagrada.Foi através de um destes arbustos que Deus falou com Moisés através de um fogo entre os espinhos, e, a sarça não se consumia.

A Fábula é uma narração alegórica, cujas personagens são, em regra, animais, e que encerra lição moral.Moral é um conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos.

Jotão enunciou a sua fábula( uma história curta na qual plantas ou animais são personificados e cujo objetivo é ensinar verdades úteis).Ele utilizou um antigo tema popular de árvores que competiam pela supremacia.A oliveira, a figueira e a videira referidas nesta fábula eram árvores tidas em alta estima na Palestina.Elas se achavam Altíssimas, mais elevadas, nas alturas, supremas .Cada uma delas tinham seu próprio reino.Eram árvores autocrata,( eu governo sobre a minha vida).

O espinheiro é comparado como um reino de dependência.Ele se compara como alguém que não tem nada para oferecer, mas quando governado por um Rei maior ,um reino Teocrata, ele se torna mais importante e inteligente do que qualquer árvore, até mesmo os cedros do Líbano.

Quantos homens de Deus venceram por receber este fogo do Espírito.

Um exemplo é a vida de Gideão.Um humilde lavrador, da tribo de Manassés foi designado para libertar os israelitas da tirania dos midianitas, invasores do país. Seu primeiro ato foi derribar o altar de Baal em casa de seu pai e cortar o bosque que havia em torno dele. Irritados os adoradores de Baal, pediram a morte de Gideão.Joás rspondeu-lhes: “Se Baal é deus, vingue-se a si mesmo de quem lhe destruiu o altar.

Gideão atacou o campo dos midianitas com apenas 300 homens.Os midianitas mataram-se uns aos outros.Israel foi liberta não com a força de um homem, mas com o temor que este homem tinha pelo Deus que o governava.Todos queriam que ele pudesse ser o rei de Israel.Jz8.23 Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei, “O Senhor sobre vós dominará.”

Ap.18.33-38 E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.Esse título impressionante, obtido através da obra e vitória completadas na cruz, é a base de sua consumação da vitória sobre o dragão e seus aliados.Ele foi considerado como um espinheiro, uma árvore sem nenhum valor.Como pode nascer alguma coisa boa de Nazaré?

Esta Árvore hoje é a Arvore da Vida .O fruto desta Árvore está à disposição para todos que o invocarem:Filho de Davi, tem misericórdia de mim.

Travamos guerras diárias . A mente é algo imaterial, não pode ser vista, nem tocada, nem medida, nem pesada. É algo espiritual, o que não significa que não seja real, que não exista.Os nervos, o cérebro, etc., que formam parte do corpo são necessários.Sem eles, a mente não pode funcionar. É grande a influência do corpo sobre a mente. Algumas moléstias afetam fundamentalmente o cérebro e, portanto, a mente.É evidente que o corpo pode influir  sobre a mente de maneira prejudicial. O inverso também é certo.

A mente e o corpo se encontram tão estreitamente relacionados que nem sequer um só pensamento ou disposição de ânimo pode surgir sem refletir-se no organismo físico.

A emoção aparece, pois, como uma espécie de ponte entre o lado intelectual e o lado volitivo ou ativo da nossa natureza e esta energia emocional pode ser usada para o bem ou para o mal.

Quando não sabemos discernir esta batalha espiritual que atua na mente, é necessário mobilizar esta energia , ter um tempo de espera para saber uma direção exata para conduzi-la.Podemos controlar nossas ações, guiá-las, dirigi-las pelo pensamento e pela vontade.

Jr.33.3 Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes , que não sabes.

O povo que é Bem-Aventurado saberá a hora certa de avançar.

Jó passou uma grande batalha espiritual.A mudança de atitude e o seu arrependimento mostram que Jó estava centrado nele mesmo. Jó 42 2. Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. 5.Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.

Ouvir e fazer a vontade de Deus está a grande diferença . O espírito perdoador de Jó em favor dos seus amigos tornou-se essencial para o seu próprio bem-estar.Ele soube arrancar o mal que brotou dentro da sua alma. As feridas de Jó eram maiores por dentro do que por fora.

É importante expor sua vida para Deus. Mostrar suas derrotas, seu campo de batalha, reconhecer sua pobreza espiritual, e, pedir ao Senhorio de Jesus que venha com o Seu fogo e com Sua glória encher  sua mente e sua vida.Deixe que este espinheiro, que esta árvore que ninguém valoriza , seja valorizada por Deus.

Quando este fogo tomar todo o teu ser , nunca mais o espírito de derrota,de destruição, de pessimismo, este opressor, opositor, te sobrecarregará com o peso da humilhação,pois, estará debaixo da sombra do Onipotente.Sl 140.7 Senhor Deus, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.

Jesus Cristo é o Médico dos médicos.Ele sempre vem para curar onde dói.

 

                                                                Pra. E Psicopedagoga  Monica Druzian Goes.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s