INTROSPECÇÃO- EXTROSPECÇÃO

Posted: 02/10/2009 in Psicopedagogia através da Palavra
Tags:

42-22401597Introspecção é a observação da nossa vida interior. Efetivamente é a observação dos próprios pensamentos ou sentimentos. A observação do que se passa no nosso próprio espírito. A alma desdobra-se , por assim dizer, em sujeito e objeto do conhecimento.E assim, conhecendo-se a si mesma, aprende a conhecer as outras.

Extrospecção procura penetrar nos espíritos dos outros a fim de observar o que neles se passa. Só o pode fazer, porém, de maneira indireta. Precisará estabelecer uma comunicação, um entendimento, um convívio. Uma capacidade de discutir idéias; saber passar informação, transmitir.

Para aconselhar alguém deve ser estabelecida uma relação interpessoal, uma situação de aprendizagem, na qual o sujeito, uma pessoa normal, é ajudado a se conhecer a si próprio e as suas possibilidades, a fim de fazer uso adequado de suas potencialidades e característica. De forma satisfatória para si própria e benéfica para a sociedade. Ensinar como a pessoa deve resolver seus problemas e atitudes, de saber se ajustar através de uma maturidade crescente, independência, integração pessoal e responsabilidade.

A Introspecção observa internamente, subjetiva.A Extrospecção observa externamente, objetiva.Muitos fenômenos psíquicos são acompanhados de sinais exteriores de caráter fisiológico: palidez,rubor, arrepios, gestos, movimentos, gritos, lágrimas, etc.A Extrospecção traduz cada um desses fenômenos fisiológicos em fenômenos psíquicos.

 

Em Rm 2.19 E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, 21.tu,pois,que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?

Trevas-escuridão, lugar sombrio, mal, noite, ignorância, depravação mental, metaforicamente- ausência de luz, falta de percepção.

 

Suponha que um cego se levante e proclame: não existem cores.Você não ficará surpreso ao ouvir tais palavras, pois você sabe que ele carece da capacidade de ver. Para ele, todas aquelas coisas são genuinamente inexistentes.O fato é que a substância está aí, mas a capacidade de substantificação está ausente. O cego carece da capacidade de substantificar as cores.Se você lhe disser que o branco é o oposto do preto, ele dirá: Eu tampouco sei como é o preto.Há todos os tipos de cores neste mundo. Mas elas somente podem entrar em nós através da capacidade substantificadora dos olhos.Sem os olhos, não temos tal capacidade. O mundo interior, então, torna-se sem qualquer cor.O azul  é uma substância. Ele existe o tempo todo. Mas quando você dá uma olhada nele, seus olhos passam a transferir o azul para dentro de você. É isso que significa substantificação.(Watchman Nee).

 

Quando a vida interior é trocada, o comportamento exterior não pode permanecer o mesmo. Conhecendo-me primeiro para poder conhecer os outros.Quando eu critico os outros, eu preciso primeiro olhar para dentro de mim.Criticismo é o espírito de procurar erros nos outros e passar por cima dos próprios defeitos, enquanto se assume o papel de juiz supremo em relação aos pecados dos outros.Uma pessoa rápida em condenar o erro dos outros, ignorando seus próprios defeitos, poderá ajudar pouco os outros.

 

O ensinamento de Jesus para os nossos dias é que devemos ter cautela com indivíduos desajustados onde ele primeiro precisa sair da sua cegueira espiritual para depois ensinar, aconselhar.Tornar-se receptivo para permitir que Deus proceda as mudanças no seu interior.

Autoconhecimento- devo aprender a me conhecer melhor,ter domínio próprio, cumprir aquilo que eu prego ou falo.Eu preciso aprender a me estruturar como pessoa.

Jo 12.46 Disse Jesus: Eu Sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

Jesus Cristo te conduzirá com firmeza, estabilidade, lealdade, fidelidade, constância, segurança, pois somente Ele conhece o teu interior.Deixa Ele entrar na tua casa , entrar na tua vida e mexer na tua estrutura.

 

                                                                     Pra e Psicopedagoga Monica Druzian Goes.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s