Pingado

Posted: 23/05/2009 in Intimidade com o Pai
Tags:

cafeQuando Arthur Riedel era menino, existia no Largo da SÉ, no velhíssimo Largo da Sé, um café na esquina da Rua l5 de Novembro, chamado Café dos Girondinos. Os mais de meio século devem lembrar-se dele. Ele ia para a escola ali na velha Rua da Boa Morte, hoje Rua do Carmo; passava pelo Café Girondino e ouvia sempre o garçom gritar lá dentro: “Sai um pingado!”. Aquele “pingado “que o garçom servia, lhe dava então idéia de ser uma coisa grande, deliciosa, e ele, impressionado, não fazia outra coisa senão passar o dia inteiro desejando tomar um “pingado “. Mas o empregado que lhe acompanhava ao colégio não permitia nunca que ele entrasse no Café para tomar o tal “pingado”. O “pingado“era uma alucinação, o seu sonho, o seu desejo. À noite, sonhava com ele. Uma manhã, quando ia para o colégio, avisaram, em casa: “Você hoje tem que ir sozinho; o empregado não pode acompanhá-lo. Que alegria, que safistação! Iria tomar um “pingado”! Foi até  o cofre daqueles antigos, feitos de barro, quebrou, pegou as moedas, encheu o bolso enquanto pensava: “Será que isto chega para um “pingado”?

Entrou no Café, sentou-se. Nem um rei era tão feliz quanto ele, nem uma noiva no dia do seu noivado! Quando o garçom chegou, pedeu-lhe, com voz emocionada, um “pingado”. Esperava uma coisa maravilhosa; não sabia o que era, mas a imaginação havia criado tal forma, que devia ser uma coisa maravilhosa. O garçom gritou lá para dentro, com voz aportuguesada: “Um pingado!” Ficou esperando. De repente veio o garçom e colocou na minha frente um copo de leite com um pingo de café: a mesma coisa que ele bebia todas as manhãs em  casa era o tal “pingado”! Vieram as lágrimas aos olhos, colocou um níquel sobre o balcão e saiu de lá soluçando.

 IMAGINAÇÃO- capacidade de projetar imagens na própria mente.

“Nós agimos ou deixamos de agir, não por causa da ‘vontade”, mas por causa da imaginação.

Nós criamos sempre idéias distorcidas até mesmo da nossa aparência, porque muitas vezes nos imaginamos velhos, feios, obesos, burros, incompetentes etc. Os cirurgiões plásticos relatam como a pessoa se transforma depois de uma cirurgia, tirando o defeito que a pessoa acha que tem.

Todas as propagandas são valorizadas através da embalagem, suas características externas.

Mt. 6.22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. 23-Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

Cuidar apenas do aspecto exterior, a embalagem, não vai adiantar. A verdadeira luz brotará do interior do homem, vem da alma. A felicidade está dentro do homem e não fora.

Quantas revistas mexem com a imaginação com técnicas para se vender cigarros, bebidas. Propagandas de autopersuasão levando sua imaginação a desejar e procurar tais produtos. O perfume sempre vem acompanhado de uma linda mulher ou de um lindo homem. Uma propaganda de carro nunca vem acompanhada de uma mulher feia, porque eles comparam a acompanhante com o produto.

Nosso coração é enganoso. Nossos pensamentos são perigosos. Pv. 4.23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração.

Desvie os teus pés da armadilha destruidora. Jesus disse que até mesmo com os pensamentos nos pecamos. Estar com uma pessoa e pensar em outra. Isto também é adulterar, porque a sua imaginação é achar que com a outra pessoa você realmente seria feliz. São pessoas pobres de espírito, pensamentos malignos, oficina do mal. Cuidado com os corações cheios de hipocrisia e iniqüidade. Eles são como sepulcros caiados; belos e atraentes por fora, mas com imundície e corrupção ocultas interiormente. Julgam as pessoas e só fazem injustiças.  Mt. 23.28- Assim, também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.Cuidado com que você anda imaginando . As pessoas nem sempre vêem seus próprios defeitos, e levam inocentes para destruição, pelo simples fato de imaginar, pensar e falar coisas irreais.

Somente Deus revelará a verdadeira condição do nosso coração. Devemos nos submeter com humildade, nossos pensamentos à autoridade da sua revelação, e pedir que nos corrija naquilo em que estivermos enganados. Pedir para que Deus tenha misericórdia dos nossos pensamentos, para não sermos a causa de destruição de vidas inocentes. Passar pela peneira e perguntar:

Será que isto é verdadeiro? Será que isto vai me edificar? Para que vou passar isto adiante, se eu mesmo não sei se é verdade?

Não deixe que coisas mentirosas possam entrar em seus pensamentos e persuadi-lo a errar. Busque socorro em Deus, que é guia constante do seu povo fiel. À sombra das tuas asas me abrigo.

À sombra das asas de Deus representa seu amor, proteção, força, misericórdia, livramento e segurança. Sl.61.4- Abrigar-me-ei no oculto das tuas asas.

Sl. 139.2- Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 24- Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s