MORRER OU VIVER – SOMENTE DEUS SABE

Posted: 20/05/2009 in Intimidade com o Pai
Tags:

contrarioO Filósofo francês René Descartes (l596-l650) disse: Penso, Logo Existo.

O Filósofo existencialista dinamarquês Soren Kierkegaard (l813-l855) contra pôs-se a Descartes afirmando: Sinto, Logo Sou. E o Filósofo existencialista alemão Martin Heidegger (l889-l976), destaca em Ser e Tempo as características fundamentais da existência humana: O Sentimento, O Pensamento e a Linguagem. Para ele as pessoas podem ser autênticos ou inautênticos tanto no pensamento quanto no sentimento. E com a linguagem fazem a articulação e a integração dos pensamentos com os sentimentos. É muito importante que você saiba pensar. É muito importante que você saiba sentir. Mas foi Heidegger quem fez a síntese reconhecendo a importância de se ter um conhecimento profundo e uma visão clara, tanto dos pensamentos quanto dos sentimentos, de modo a expressá-los numa Linguagem Vigorosa. É muito importante que você saiba reconhecer, compreender e expressar seus próprios “pensamentos e sentimentos”. Muitas pessoas sentem dificuldades de estarem a sós consigo mesmas , não conseguem viver intensamente a sua própria vida. Muitas vezes elas acreditam que o brilho e o encantamento da vida se encontram no outro e não nelas mesmas. Muitas pessoas não conseguem viver a própria vida,não respeitam a própria vontade e não conseguem expressar os próprios sentimentos, porque colocou sua própria vida no outro, e quando o outro não está mais presente não conseguem mais viver.

O objetivo não é fingir que a solidão não existe, não é buscar a companhia dos outros, porque mesmo junto com os outros você sempre será solitário. O outro nos ajuda a compartilhar como troca. Porque na realidade nascemos sós, vivemos sós e morreremos só. A experiência de cada um de nós é única. O nascimento é uma experiência única, pois, ninguém nasce pelo outro. Da mesma forma que a morte é uma experiência única, pois, ninguém morre pelo outro. E a vida inteira, cada momento, cada segundo da existência, é uma experiência única, pois, ninguém vive pelo outro.

O homem se torna autêntico quando aceita a solidão como o preço da sua própria liberdade. E se torna inautêntico quando interpreta a solidão como abandono, como uma espécie de desconsideração.

A realidade maior que o ser humano experimenta é quando descobre a possibilidade da morte em sua vida, tanto a morte física quanto a morte de cada uma das possibilidades da existência, a morte de cada desejo, de cada vontade, de cada projeto. O maior problema para o homem é quando ele para e pensa qual será o seu destino. Todos nós, um dia, já paramos para pensar nessas questões, especialmente naqueles momentos negros da vida, quando nos deparamos com a morte de uma pessoa muito querida.

Aliás, por mais sombrio que possa parecer, a verdade é que os velórios propiciam uma atmosfera apropriada para os vivos refletirem profunda e seriamente nas questões relativas ao destino eterno do homem que vem imediatamente após a morte. Ao redor do caixão, os enlutados, envolvidos por uma mescla de silêncio e choro, ficam pensando onde e como estaria agora àquela pessoa que acabou de partir para a eternidade. Há apenas algumas horas ainda estava viva, conservando comigo, comenta alguém. Porém, a realidade agora é outra, pois a morte botou um fim na existência dessa pessoa aqui no mundo dos vivos.

Ecl. 7.1 Salomão diz: Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte, do que o dia do nascimento de alguém.

Tudo passa tudo é muito rápido, tudo é vaidade, tudo é transitório.

Muitos dariam dinheiro, poder, sucesso, por mais um dia de vida, mas a vida não se compra. E um dia todos nós, queiramos ou não, gostemos ou não, seremos obrigados a enfrentar a morte de frente.

A importância de estar vivo não tem preço. Aquilo que é mais extraordinário, mais belo, que ainda está em nós, é a vida. Sua vida tem um encantamento, um brilho, algo especial, porque é a sua vida, apenas sua. Você não precisa ser valorizado por ninguém, porque a vida já é de um valor incomparável. Seja especial para você mesmo, só pelo fato de estar vivo.A vida é única e ninguém neste mundo tem o direito de se fazer infeliz, porque estar vivo já é ser feliz.

Prov.15.13 O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.

Prov. 14.30- O ânimo sereno é a vida do corpo

O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.

Isaías 41.10 Não temas, porque eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou o Teu Deus; Eu Te fortaleço, e Te ajudo, e Te sustento com a Minha destra Fiel.

Deus sempre estará conosco. Nas situações mais difíceis Ele sempre vem para nos conduzir para as águas tranqüilas, nunca nos desamparará nunca nos deixará lutar em dor a sós. Ele é o próprio Consolador e anda lado a lado mesmo quando não temos mais nenhuma vigor. Nada neste mundo vai nos satisfazer do que a própria presença do Grande Eu Sou.

Biologicamente a vida física cessa. Esse fato demonstra a fragilidade do corpo humano, importa a promessa da vida eterna.

Nem a morte, nem a vida. Nada nos separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus.

Ecl. 5.15 Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.

É de lastimar que tantas pessoas trabalhem tanto para enriquecer, quando o principal é acumular tesouros no céu.

18-Eis aqui o que eu vi uma boa e bela coisa: comer, e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias da sua vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção. 19E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção e gozar do seu trabalho, isso é dom de Deus.

A pessoa abençoada desfrutará daquilo que Deus lhe deu.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s