OUSADIA SOMENTE COM DEUS

Posted: 19/05/2009 in Intimidade com o Pai
Tags:

remandoAntigamente no A.T. Jeová era o chefe da nação, habitando entre os querubins. Nele se concentravam todos os poderes: o legislativo, o judiciário e o executivo. Como legislador, promulgava a lei fundamental do estado aos ouvidos da congregação. Depois disto, exercia o seu governo, em grande parte, por meio de seus delegados.

Ex: 25.22- E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.

Deus escolhia as pessoas mais insignificantes, mais humildes, e as capacitava segundo a Sua vontade.

Deus pessoalmente escolheu Moisés. Ex: 4.10- Então, disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu não sou homem eloqüente, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. Moisés se achava incompetente para representar Deus. Ele era um homem inadequado para falar de modo persuasivo ou confrontar alguém. Nem de ontem, nem de anteontem indica a sua perspectiva de que seu problema já vinha de antes e que o seu encontro com o Senhor não mudou a situação. Deus poderia ter escolhido o seu irmão Arão, mas Deus escolheu um homem justo e fiel, para ser seu representante na terra.

O homem que Deus escolhe sai do seu limite para ser ilimitado. De medroso passa a ser corajoso.Paga o preço pelo desafio, sem medo e sem temor.

Isaías -6.5-

Então, disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. 6- Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirava do altar com uma tenaz; 7- e com ela tocou os meus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e purificado o meu pecado.

O profeta agora iluminado, purificado e chamado está pronto para oferecer-se como voluntário para o difícil ministério profético. – Envia-me a mim.

1Sm 3.3- Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

Samuel, ainda criança, foi chamado por Deus enquanto dormia. Samuel foi tido como proeminente líder espiritual. Deus o usou para pôr em ordem a monarquia teocrática. Como homem de grande espiritualidade e dotado do dom profético, Samuel sabiamente conduziu Israel a um avivamento no culto a Deus.

Deus vocacionou Samuel para proclamar sua palavra ao povo, para proclamar sua palavra ao povo, para prover um exemplo de fidelidade à sua vontade, para chamar o seu povo ao arrependimento e à renovação e para agir como mediador entre Deus e o seu povo. A escola de profetas em Ramá estava sob a direção de Samuel. Homens que eram ensinados a respeito da vontade de Deus.

Quando Deus mandou ungir Davi Deus disse a Samuel: não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. l Sm. 16.7.

Outro grande profeta aos olhos de Deus foi Jeremias.

Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. Então, disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar, porque sou uma criança. Mas o Senhor disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles, porque Eu Sou contigo para te livrar, diz o Senhor. E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Jr.1.5 à 9.

Em todos os momentos Deus manda aos seus escolhidos para não ter medo, pois, Ele é a força dinâmica e Seus propósitos se realizarão através dos que Ele escolheu e os envia mesmo entre tempestades, lutas, perseguições. Deus não desamparará. Deus capacita os que ele escolhe. Ser capacitado é ser apto, hábil, ter qualidade de satisfazer para um determinado fim. Ousado é ser destemido, corajoso, atrevido, audacioso, é tentar coisa difícil ou perigosa; é ser destemido, sem temor, intrépido, audaz. Onde ele estiver Deus estará com ele.

No N.T. em Atos dos Apóstolos, a descida do Espírito Santo os capacitou a serem ousados.

Atos 4.31 E, tendo eles orado, moveu-ser o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia- sinceridade, elocução sem reservas, liberdade de expressão, com franqueza.

Atos 4.13 Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indultos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus.

Sem letras- significa que os discípulos não haviam recebido instrução formal nas escolas rabínicas.  Indoutos- descreve-os como leigos comuns, não como profissionais peritos.

O poder divino superando toda a resistência humana. Um homem guiado pelo Espírito Santo.

Atos 5.12- E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos.

Prodígios- acontecimentos extraordinários, coisas sobrenaturais, manifestações incomuns. Atos que são tão inusitados e que podem fazer com que o observador fique maravilhado ou admirado.

Prodígios e grandes sinais não são características exclusivas do ministério apostólico. Mas de todos aqueles que são chamados aos que são ordenados pelas mãos do Espírito Santo para uma transferência de autoridade e responsabilidade reconhecendo uma identificação mútua. Pedro disse: não tenho prata, nem ouro, mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus, o Nazareno, levanta-te e anda. Atos 3.6.

A cura do mendigo coxo foi realizada pelo poder de Cristo operando através dos apóstolos. Algo muito mais valioso é a autoridade delegada do Próprio Deus, abençoando o seu povo com o derramamento do Espírito Santo sobre os remanescentes que fielmente o buscarem e vencerem o mundo, a carne e o domínio do mal.

Cristo, com os seus exércitos celestiais realizarão através do Espírito Santo o triunfo de Deus e do seu reino. Temos que vencer o medo de passar vergonha, rejeição, críticas ou perseguição. A graça de Deus através da renovação do Espírito Santo ajudar-nos-á a falar com ousadia a respeito de Jesus.

Sinais- geralmente se refere a atos miraculosos realizados para demonstrar a existência do poder divino de advertir ou encorajar a fé. Os termos cheios, revestidos e com autoridade descrevem a capacitação dos seus escolhidos para desafios especiais e a responsabilidade da chamada divina.

Paulo e Silas estavam sofrendo a humilhação do encarceramento, tendo seus pés presos ao tronco e as costas laceradas por açoites. No meio desse sofrimento, no entanto, oravam e cantavam hinos de louvor a Deus.Aprendemos da experiência missionária deles: que a alegria do cristão vem do interior e independe das circunstâncias externas; a perseguição não pode destruir nossa paz e nossa alegria; os inimigos de Cristo não poderão destruir a fé em Deus,mesmo no meio das piores perseguições, Deus dá graça suficiente sobre aqueles que sofrem por amor ao Seu nome.Repousa sobre os seus filhos a autoridade do Espírito Santo. Ele sempre estará conosco para nos ajudar, guiar, consolar, fortalecer, proteger e nos livrar de todo o mal.

Atos l8. 9- Não temas, mas fala e não te cales; porque Eu Sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s