SOMOS TODOS IRMÃOS

Posted: 14/05/2009 in Intimidade com o Pai
Tags:

IRMAOSFilemom 1.10-Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões.

Onésimo- um escravo pertencente à Filemom tinha fugido, e é possível que tivesse levado consigo alguns bens do seu senhor. 18-E, se te fez algum dano ou te deve alguma coisa, pões isso na minha conta.19-Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi: Eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves.

Não se sabe como, ele chegou a Roma, teve contato com Paulo e se converteu a Cristo, mediante o ministério do apóstolo. Paulo escreve agora, esta carta, pedindo a Filemom que aceite Onésimo de volta, com bondade, amor e perdão.

Onésimo já não pode ser tratado como escravo, mas como um companheiro cristão e um irmão amado; uma pessoa que, aos olhos de Deus, está em pé de igualdade com o apóstolo Paulo e com Filemom.

Paulo semeia as sementes da abolição da escravidão. Paulo escreveu esta epístola da prisão, como uma carta pessoal a um homem chamado Filemom.

Filemom era um senhor de escravos e membro da igreja de Colossos. Onésimo era um escravo de Filemom que fugira para Roma, e Paulo apreensivo, envia Onésimo de volta a Filemom.

Segundo a lei romana, um escravo fugitivo era possível da pena de morte. Paulo chama a atenção para o fato que Onésimo (cujo nome significa útil) era anteriormente “inútil”, mas agora é “útil “tanto a Paulo como a Filemom. Paulo se identificou tanto com um escravo que o chamou “meu coração”. 12- E tu torna a recebê-lo como ao meu coração.

O racismo ou escravidão não pode existir entre pessoas que conhecem a verdade da fraternidade cristã. Onésimo já não pode ser tratado como escravo, mas como um companheiro cristão e um irmão amado;uma pessoa que, aos olhos de Deus, está em pé de igualdade com o apóstolo Paulo e com Filemom.

Somos forasteiros e peregrinos neste mundo. Devemos trabalhar pela justiça. Justiça são respeito dos direitos, faculdade ou poder de julgar o direito de cada indivíduo, punindo ou recompensando, reconhecer os inocentes.

Onésimo tinha agora um tratado de aliança com Filemom. Aliar é unir, ligar, combinar, associar. Eles estavam ligados, unidos um ao outro pelo sangue derramado de Jesus na cruz.

Jesus Cristo veio para unificar a raça humana.

Atos.10.34-E, abrindo Pedro à boca , disse: Reconheço, por verdade, que Deus, não faz acepção de pessoas.

Deus não tem nenhuma nação ou raça predileta, nem favorece qualquer indivíduo por causa da sua nacionalidade, linhagem ou posição na vida. 35- Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação , o teme e faz o que é justo.

Temos uma família imensa, mas nem todos os membros se conhecem. Africanos, Colombianos, Coreanos, Italianos, Libaneses, Alemães etc. Filhos de Deus em Cristo Jesus espalhados pelo mundo com esperança e encorajamento.

Jesus Cristo veio para unificar a raça humana. Todos tem direitos iguais.O tipo de relações que tivermos com nossos semelhantes vai determinar  a qualidade de nossa existência. Como você trata os mais velhos, os pobres, os negros, os deficientes, os excepcionais, os paralíticos, os cegos, as mulheres, as crianças, enfim, você será lembrado como um Adolf Hitler (destruidor), ou Um Albert Schweitzer, Madre Tereza de Calcutá, Francisco de Assis, etc. que voltaram para o ideal de servir a humanidade.

Uma das chaves para restaurar a comunhão é reconhecermos o valor das pessoas como Deus as vê. Se Cristo esteve disposto a morrer por todas as pessoas que viessem a viver sobre a terra, quem somos nós para questionarmos com preconceitos ou racismos o valor de uma vida.

Atos 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s