O GAFANHOTO ATORMENTADOR

Posted: 06/05/2009 in Intimidade com o Pai
Tags:

tormentaJoel. 1.4- O que ficou da lagarta, o comeu o gafanhoto, e o que ficou do gafanhoto, comeu a locusta, e o que ficou da locusta, o comeu o pulgão.

O gafanhoto é tido como o devorador ou atormentador.

O atormentador é aquele que tortura, oprime, ataca, arrasa, lança por terra, humilha, arruína, abala, mortifica. etc.

Eles sempre andam em bando, como nuvens espessas que escurecem o sol, e cobrem a terra. Por onde passam destroem, são consumidores. Engolem uma árvore de uma vez.

O lagarto come as folhas, o gafanhoto come os ramos, a locusta come o tronco e o pulgão come a raiz.

Existem momentos em esta nuvem paira sobre nossas vidas. São momentos inesperados como: perda de emprego, enfermidades,descontrole financeiro, descontrole emocional, separações. Etc. Surgem sentimentos como de inutilidade, amargura, tristeza, medo, angústia. etc.Parece que Deus se esqueceu de você, e, que Suas promessas jamais se concretizarão.

Um dia o profeta Elias sofreu uma paralisação. Deitado em uma caverna, apoderado de um grande temor, pediu a Deus para morrer.

O fracasso costuma trazer consigo a vergonha; vergonha não só de fracassar, mas de ser um fracasso.

Todo ser vivo está permanentemente rodeado de outros seres vivos que lhe influenciam, em um sentido, umas vezes para o bem e outras vezes para o mal.

Eclesiastes 10.1 Assim como a mosca morta faz exalar mai cheiro e inutiliza o ungüento do perfumador assim é para o famoso em sabedoria e em honra um pouco de estultícia.

Estulto é ser tolo. Assim como mosca morta, pela putrefação, estraga muito perfume, assim também um pouco de insensatez pode destruir os bons efeitos de muita sabedoria. Os planos podem ser ótimos, mas o imprudente pode com um só erro estragar todos eles.

O homem por mais sábio que seja, pode por tudo a perder, apenas com um desejo mau do coração.

Salomão perdeu o contato com Deus, conduzido pela sua própria vontade. Não soube discernir a astúcia do devorador, e azedou toda a sua vida.

Uma mulher pode ser cheia de graça, mas também pode ser cheia de desgraça. Salomão deixou relatado na Bíblia o perigo que o homem sofre se não tomar cautela contra este tipo de devorador. Pv.5.3 Os lábios desta mulher destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios. Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno. Afasta dela o teu caminho, e não te aproximes da porta da sua casa.

Salomão perdeu as tribos e também a unção de Deus, por causa deste tipo de devorador.

Herodes também foi influenciado por uma mulher provocante e sensual, e deixou entrar no seu coração o desejo carnal e a lascívia. Por causa de uma Salomé, o rei degolou um santo como João Batista.

Pv.25.28 –Como cidade derribada que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.

Davi um dia viu a mulher de Urias e a tomou para si.

O homem que não tem domínio sobre seu próprio espírito é como uma cidade cujos muros são destruídos. É a tempestade que revela a força e resistência da nossa construção.

Davi teve coragem de se arrepender, pedir perdão ao Senhor Deus e, humilhado expor seus pontos fracos: Tu és meu refúgio, o meu libertador.

A transgressão é o desejo de possuir tudo o que quer. Tornam-se pequenos deuses, fazendo tudo quanto desejam. Procure verificar através das situações práticas onde algumas áreas de sua vida podem estar abertas para ataques constantes, sem proteção ou defesa.

Pv. 18.10 – Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo, e estará em alto retiro.

José, mesmo acusado de adultério, venceu o devorador. Preferiu ir para a prisão, a compactuar com o atormentador, mas não perdeu a benção de Deus que era sua maior riqueza. Homem segundo o coração de Deus. Foi o maior governador do Egito em tempos de fome e seca, ajudando até mesmo a sua família na hora de dificuldades.

Jó foi outro exemplo de perseverança. Foi zombado, humilhado, jogado com feridas por todo o corpo, e, seus próprios amigos pediam para que ele amaldiçoasse o Seu Deus e morresse.

Jó perdeu os bens materiais, mas não perdeu o contato com Deus. Olhava para o céu e clamava: Eu sei que o meu Redentor vive.E em Jo 42.2 Ele diz: Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.

Deus mudou a sorte de Jó. Restituiu ao seu servo fiel tudo em dobro. E Jó foi bendito, abençoado, e prosperou muito mais que antes, e sua vida foi longa e feliz.

Os que confiam no Senhor renovarão as suas forças. Passarão pelo fogo e não se queimarão. Correrão e não se cansarão, porque Deus é o Seu refúgio e debaixo da Sua sombra o homem de Deus segue sem se cansar.

Deus sempre será fiel, e Suas promessas verdadeiras.

Joel 2.25

E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo lagarto, gafanhoto, locusta e pulgão. E comereis abundantemente e ficareis satisfeitos, e louvará o Nome do Senhor Vosso Deus.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s