VONTADE PARA MUDAR

Posted: 24/04/2009 in Intimidade com o Pai
Tags:

mudarA troca constante de ações e reações entre os seres vivos e o meio em que eles se encontram, chamamos comportamento.

Duas pessoas em face de uma situação perigosa podem tomar atitudes diferentes- uma fará frente ao perigo, outra fugirá.

Essas ações chamaram de tendência. As tendências pessoais permitem adaptar o indivíduo aos diversos aspectos que a vida individualmente lhe apresenta; como limpeza, nutrição etc. e as tendências pessoais espirituais, são relativas ao desenvolvimento do espírito e dizem respeito a qualquer dos aspectos da vida psíquica- sensibilidade, inteligência e vontade.

Uma pessoa vê no chão uma pedra, por exemplo, cujo brilho lhe desperta curiosidade. Abaixa-se, apanha a pedra e, depois de examinar, joga-a fora. O ato foi praticado apenas para satisfazer a curiosidade de examinar a pedra. Nenhuma outra tendência o contrariou.

Uma pessoa sente desejos de ir ao cinema, por exemplo; lembra-se, porém, de outras obrigações e depois de algumas hesitações e dúvidas, acaba por decidir-se a trabalhar. Duas tendências: uma que incitava ao prazer e outra, ao dever.

A decisão na luta entre as várias tendências é que revela a vontade.

A vontade pode ser definida, pois, como uma atividade inteligente que conhece os fins a atingir, os meios a empregar, a oportunidade do seu uso, e as conseqüências a esperar.

A vontade é a função que torna o homem senhor dos seus atos. Torna o homem livre e ao mesmo tempo responsável ,porque é senhor das suas atitudes.

As nossas afeições e as nossas simpatias são moderadas pela vontade. As doenças da vontade designam-se genericamente por ABULIAS, o que etimologicamente, quer dizer FALTA DE VONTADE-

Pessoas dominadas por desânimo, bebida, drogas etc. Tem a falta de vontade, não conseguem dominar e são dominadas.

A vontade é a essência do homem e a essência de tudo; é a força espiritual por excelência da personalidade. Formar uma vontade forte é uma das condições para a posse de um caráter firme.

A volição é o desejo, a resolução, a tentativa de pôr em ação algum plano. É empregada como sinônimo de Vontade.A tendência de ação é fundamental para colocar-se a caminho de uma vontade para mudanças.

Em Êxodo 14- os israelitas estavam na paz de escravidão. Disseram a Moisés: não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto?Pois que melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.

Existe a parte que é sua e a parte que é de Deus. Colocar-se a caminho significa –“Eu quero mudar”.

Você alcançará êxito quando acreditar que é capaz de caminhar, e que não caminhará sozinho pela longa estrada da vida. Josué 1.5 disse Deus: não te deixarei e nem te desampararei.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s