INTIMIDADE COM O PAI

Posted: 14/04/2009 in Intimidade com o Pai
Tags:

Intimidade

Revelação é a manifestação que Deus faz de Si mesmo. Definir a revelação é que se revela o próprio Deus, e não apenas alguma coisa a respeito de Deus. Na revelação, Deus faz-se conhecido dos homens na sua personalidade e nas suas relações. Revelar é informar. O centro de toda a revelação é a pessoa de Deus. Jesus frisou bem esta verdade quando disse que veio revelar o Pai: QUEM ME VÊ A MIM, VÊ O PAI.

A revelação não tem por fim simplesmente informar o homem acerca de Deus, mas descobrir Deus ao homem. Deus quer que o homem o conheça; daí a razão de Deus se revelar.

As Escrituras são resultados da revelação de Deus na vida dos seus servos, os profetas; na vida de Jesus Cristo, seu Filho, e na vida dos apóstolos. Deus revelou-se na vida dos seus servos; estes, depois transmitiram, por meio das Escrituras; essas revelações às posteriores.

As palavras podem exprimir tudo o que pensamos, mas não tudo o que sentimos. E o grande problema de Deus não era tanto revelar ao homem os Seus pensamentos, como manifestar o que estava em Seu coração. O grande meio de revelação é a vida. EU SOU O QUE SOU. O Senhor deu a si mesmo o nome pessoal: Eu Sou O Que Sou (de onde deriva o hb.IAVÉ) uma expressão hebraica que expressa ação. Deus estava efetivamente dizendo a Moisés: Quero ser conhecido como o Deus que está presente e ativo. Deus disse a Moisés: Este é o meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.

Quando Jesus Cristo nasceu, foi chamado EMANUEL, que significa DEUS CONOSCO. Jesus frisou bem esta verdade quando disse que veio revelar o Pai. Mas como Deus fala? É impossível um ser humano fazer amizade com os pássaros. Todas as vezes que alguém se aproximar deles, eles voarão, pois eles não entendem a linguagem dos humanos.

Se Deus quer revelar-se ao homem é necessário tornar-se humano; encolher-se a tal ponto que Ele e o homem tornem-se iguais. Deus então enviou Seu Filho – João 10.30 “Eu e o Pai somos um”. A Bíblia chama o Deus invisível de Pai. O Filho, então, é o que manifesta e expressa o Pai. O Pai é o que está oculto e o Filho é o que pode ser visto e tocado. Os dois na verdade, são um; um oculto e o outro revelado.

SENTIDO QUE SUBSTANTIFICA Três cegos quiseram conhecer o elefante; o primeiro, ao apalpá-lo, tocou casualmente na cauda, e concluiu que o elefante é um animal muito delgado e comprido; apalpando-o do lado, o segundo cego, asseverou que o elefante era semelhante a uma parede; e o terceiro cego tocou na cabeça do elefante e julgou-o arredondado.

Começaram depois a comentar a forma do mamífero-monstro, dizendo cada qual a verdade conforme o seu conhecimento; mas a idéia que todos tinham do elefante era muito imperfeita, não conheciam o mamífero por inteiro. Eles não tinham o sentido da visão. O sentido que substantifica todos os assuntos espirituais é a fé. O universo material é real. Também o mundo espiritual é real. Entretanto, você não precisa de uma faculdade especial para ver e ouvir o mundo espiritual. Fé é a substantificação das coisas que se esperam a convicção de fatos que se não vêem.

Como pode uma coisa espiritual aparentemente abstrata ser substantificada em nós? Os cinco sentidos substantificam para nós todas as coisas do mundo físico. A fé é a faculdade que substantifica todas as coisas do mundo espiritual. Quando o homem crê, ele recebe tudo de Cristo para dentro de si. Vejo uma cadeira, mas a madeira está substantificada na cadeira. Quando você toca em Cristo, tudo o que é Dele será substantificado em você. Vós em mim e eu em vós.

O azul é uma substância. Ele existe o tempo todo. Mas quando você dá uma olhada nele, seus olhos passam a transferir o azul para dentro de você. O rio corre para o mar e deixa-se envolver tornando-se apenas águas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s